Paraty, para mim e para todos

Paraty, para mim e para todos

0 Flares 0 Flares ×

Sabe aquele livro muito bom que te “transporta” para dentro da história? Essa é a real tradução da cidade de Paraty! Uma cidade que realmente te faz viajar no tempo, ela pulsa cultura, arte, história e a atmosfera retrô está por toda a cidade. De ponta a ponta.

As ruas do centro histórico são de pedras, não esses paralelepípedos pequenininhos que estamos acostumados, pedras mesmo, grandes, irregulares e isso te deixa tonto, é difícil caminhar, mas incrivelmente essa dificuldade dá ainda mais um charme rústico ao passear pelas diversas ruas da cidade. Não há carros circulando ali, apenas pessoas, bicicletas, cachorros, todos dando voltinhas para apreciar a paisagem.

IMG_20160406_220035

Matriz Nossa Senhora dos Remédios, Lu de Paula – Fotografia, 2016

Igrejas e construções centenárias, ateliês de artistas escondidinhos atrás de pequenas portinhas, além de bares e restaurantes com mesinhas espalhadas pelas calçadas, já adentrando a rua, é tanto para se ver e, como se não bastasse todos os atributos, Paraty ainda tem praias. Incrivelmente lindas. Mais próximo do centro nem tanto, principalmente por causa do cais, e do leva e traz de muitas embarcações, mas há poucos quilômetros do centro as praias vão se apresentando.

IMG_20160407_091710

Passado no presente de Paraty , Lu de Paula Fotografia, 2016

Antes de chegarmos à cidade de Paraty, para aproveitar a rota, paramos em Trindade. Uma serrinha muito sinuosa e cheia de sobe e desce, além de travessia de um pequeno riozinho, são os portões de entrada desta pequena vila de lindas praias. Uma antiga vilinha de pescadores deu início a vila de Trindade. Algo bem simples e alternativo, mas com pousadas, restaurantes e tudo que os turistas precisam para ficar por ali o tempo que quiserem. Nós fomos de passagem, por isso conhecemos apenas as praias do Cepilho e dos Ranchos. Mas nos demos o presente de sentar na areia e curtir a beleza e a brisa. Para quem puder ficar mais tempo, há praias como a do Cachadaço que todos dizem que também vale muito a visita.

IMG_20160407_213200

Praia do Jabaquara, Lu de Paula Fotografia, 2016

Já em Paraty, perto do centro, há as praias do Pontal e do Jabaquara. Essas não são tão lindas, e nem tão indicadas para banho, mas possuem muitos bares e restaurantes com vista para o mar, desses bem pé na areia mesmo. Mas, saindo poucos quilômetros da cidade pela Rio-Santos sentido Rio, tivemos muitas surpresas.

IMG_20160407_215315

Prainha, Lu de Paula Fotografia, 2016

IMG_20160407_221426

Praia Gonçalinho, Lu de Paula Fotografia, 2016

A Prainha, que se tornou nossa preferida, tem uma pequena extensão de areia branquinha, pedras e água mansinha e cristalina, escondida por uma pequena trilha (uns 300 metros) saindo da Praia Grande. A Praia do Gonçalinho também entrou no nosso ranking de belezas incríveis de Paraty. Uma praia tranquila, mansa, que se encontra com um rio, e cheia de surpresas como uma Arara que chama a atenção de todos vindo bem pertinho da areia. Essas duas praias valeram duas paradas de descanso para curtir a paisagem e a vista.

IMG_20160407_212340

Lu de Paula Fotografia, 2016

Paraty é isso, é história, é cultura é beleza natural, tudo junto e misturado. É Paraty, é para mim e é para todos conhecerem.

 

Super Dicas:

– Um final de semana é suficiente para conhecer os principais encantos de Paraty, então, sem desculpas, programe agora mesmo sua ida até lá.

– São apenas 307km de São Paulo e 256km do Rio. De carro são duas a três horas de viagem de carro e, indo pela Rio-Santos, a vista da praia é um espetáculo à parte pelo caminho.

– Uma cidade limpa, bem estruturada, com muitas opções de onde ficar. Do luxo ao popular, tem para todos os bolsos. Ficamos numa pousadinha chamada Mar Azul na praia do Jabaquara, cerca de 1,8km do Centro. De carro é rapidinho e tem estacionamento gratuito perto da parte histórica. Ou seja, se vai de carro, pode ficar na praia do Jabaquara que tem muitas pousadas, ótimo custo x benefício.

– Em Trindade, caso não durma por lá como nós mas queira aproveitar as praias, há um Estacionamento que fica na Pousada da Rosa, ao lado da padaria. Bem estruturado, com banheiros e chuveiros, vale a pena para poder curtir tranquilo e tirar o sal do corpo antes de seguir viagem.

– Tem mais tempo em Paraty? Então aproveite e faça daí mesmo o passeio de barco até Ilha Grande. Nós não fizemos, fomos para ilha de Angra e nos arrependemos…no próximo post sobre Angra dos Reis explico melhor o motivo…

– Gosta de coisas bem diferentes? Não deixe de visitar um dos Alambiques que ficam pertinho da cidade. Nós fomos ao Pedra Branca. Tivemos a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo da cachaça e, no final, para os apreciadores, degustar as diferentes opções da bebida. Mas há várias outras opções.

IMG_20160407_213817

Alambique Pedra Branca, Lu de Paula Fotografia, 2016

Gostou da nossa história? Então nos faça companhia seguindo nosso instagram, twitter e facebook: @mvperfeita.

Share Button