Nas trilhas de Teresópolis

Nas trilhas de Teresópolis

0 Flares 0 Flares ×

Nossa aventura em Teresópolis iniciou já no caminho, indo de Petrópolis, uma serrinha sinuosa com um pôr do sol de tirar o fôlego. A cada curva uma oportunidade de ver o sol se esconder por detrás das montanhas. Chegamos na cidade já havia anoitecido, não gostamos de chegar a noite nas novas cidades que visitamos, mas neste caso o trajeto ao anoitecer vale a exceção.

Pôr do Sol na Serra no caminho de Petrópolis a Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Pôr do Sol na Serra no caminho de Petrópolis a Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Pesquisamos em Teresópolis um camping muito bem avaliado chamado Quinta da Barra. Fomos até lá e vimos que realmente valia a pena acampar ali. Neste dia, uma quarta-feira, éramos os únicos a montar acampamento nos grandes gramados, apesar de próximo a nós haver também alguns motor home estacionados. Mesmo muito bem estruturados, a aventura de acampar, no meu caso pela primeira vez, vale um post que escreverei em breve…

No dia seguinte, antes de irmos ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, fomos até a Granja Comary, onde fica a Sede da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, local em que a seleção brasileira treina antes de seus jogos. O lugar é muito bonito, fica dentro de um condomínio luxuoso com um grande lago que parece um espelho para a montanha. Mas a visita é apenas à distância, pois não se pode entrar na CBF.

Granja Comary CBF, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Granja Comary CBF, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Já o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, esse sim pode ser visitado por completo, aliás existem 3 entradas para o parque: em Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim, com atrações diferentes em cada ponto, nós entramos por Teresópolis. Dentro do parque há várias trilhas a diferentes atrações, o primeiro a se fazer é entender melhor as opções de trilhas e escolher as mais bonitas e viáveis. Algumas das trilhas são bastante longas como a Teresópolis-Petrópolis, com cerca de 32 km, leva-se em torno de 3 dias para ser percorrida. Já as menores são mais viáveis, mas não menos difíceis como a Cartão Postal, que foi a primeira que fizemos e a que achamos a mais importante. Com 3200m (ida e volta) de trilhas íngremes dentro da mata levam a um mirante que fica de frente às rochas mais importantes da cidade. Uma vista exuberante do Dedo de Deus e de outras rochas, fazem o esforço da caminhada valer muito a pena. Além disso, se o céu estiver aberto, avista-se a Rio de Janeiro bem de longe. Mas mesmo a mais de 70km, pontos como o Pão de Açúcar e o Corcovado são bem reconhecidos.

Dedo de Deus, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Dedo de Deus, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Vista da cidade do Rio de Janeiro, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Vista da cidade do Rio de Janeiro, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Durante o trajeto fizemos amigos, como as Irmãs caminhantes, que são de Caxias do Sul e juntas viajam para diferentes lugares, muito simpáticas, elas têm um pique invejável. Esperamos encontrá-las em novas trilhas pelo Brasil. Há também muitas excursões de escolas da região que aproveitem o menor movimento dos dias da semana para visitarem o parque em grupos.

Trilha Cartão Postal, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Trilha Cartão Postal, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Cachoeira Ceci, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira Ceci, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Após a cansativa trilha cartão postal, fizemos também a trilha suspensa, com 2600m (ida e volta) que ao final leva a cachoeira Ceci. As outras trilhas mais longas nem cogitamos fazer, para essas deve-se ter muito mais preparo. Após fazer as trilhas escolhidas, descemos para a piscina natural que fica ao lado da lanchonete. As águas geladas afastam muitos dos visitantes, que ficam apenas nas beiradinhas, gelando os pés e curtindo a paisagem. Já os mais corajosos, que arriscam um mergulho, garantem que a água fria relaxa e lava a alma.

O parque ainda possui estacionamento, lanchonete, área de camping e vestiários.

Super dicas Teresópolis

– A cidade possui várias opções de hospedagem, mas se quer se aventurar num acampamento, além do Camping Quintas da Barra, que foi o que ficamos e que tem uma ótima estrutura de gramado com pontos de luz e tomadas, banheiros grandes e limpos, além de áreas de piscina e churrasqueira, que pela correria acabamos não aproveitando. Outra opção é acampar no próprio parque, que possui uma área especial para os visitantes interessados, a um preço bem em conta. Só que chegue cedo, antes das 17:00hs, pois depois que o parque fechar, não há acesso.

– Caso não tenha muito pique para encarar várias trilhas, vá direto a Cartão postal. Ela é bem puxada, mas vale o esforço e leva a uma vista privilegiada do principal ponto da cidade, o Dedo de Deus.

– Quando for ao Parque, não se esqueça de levar na mochila água e umas coisas para comer. No parque há uma pequena lanchonete, muito simples e sem muita opção, mas ela fica bem no início. Quando já estiver nas trilhas e a fome e cede baterem, esteja preparado. Só não se esqueça de trazer seu lixo para jogar nas lixeiras próximas do posto de informações.

– As trilhas são cansativas, mas seguras. Pode ir tranquilo e, se possível, faça amigos pelo caminho.

– Acessem o site do parque para ver os preços atualizados de entrada e estacionamento, pagarmos R$ 15 por pessoa e R$ 10 o estacionamento em abril de 2016. Link do site do parque: http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Lago Granja Comary

Lago Granja Comary, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Turma que encontramos na trilha, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Turma que encontramos na trilha, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Irmãs caminhantes, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Irmãs caminhantes (Nilva, Neide e Katia), Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Trilha suspensa, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Trilha suspensa, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Cobra na trilha, Teresópolis - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Cobra na trilha, Teresópolis – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Share Button