Cabo Frio e Arraial do Cabo, o Caribe mora ao lado

Cabo Frio e Arraial do Cabo, o Caribe mora ao lado

0 Flares 0 Flares ×

Tantos tons de azul que nem sabíamos que existiam, areias brancas e mar calmo. A primeira impressão que tivemos quando chegamos a Arraial do Cabo foi: o Caribe está aqui…

Chegamos em Cabo Frio já era noite, pois pegamos muito trânsito ao nos aproximarmos da cidade no final do dia. Ainda não tínhamos lugar para dormir, achamos que chegaríamos ainda de dia então deixamos para pesquisar algumas pousadas lá. Não foi muito fácil achar onde ficar, fomos a algumas que ao chegar no endereço ou não tinha ninguém, ou o número não existia. Por sorte, encontramos a Pousada Estalage, que além de bem localizada, próxima a Praia do Peró e fácil acesso ao centro e a Arraial do Cabo. Uma pousada muito boa, com ótima estrutura. Lá conhecemos o Marcelo, dono da pousada e o Ricardo, gerente que nos atendeu super bem. Foi tão bom ficar ali que decidimos ficar um dia a mais, para curtir um pouco e descansar.

Visitamos algumas das diversas praias de Arraial e cada uma delas, além de lindas, possuem seu charme. A Prainha, de águas calmas e azuis, bares na areia e muitos ambulantes. Chegando perto há algumas vagas de estacionamento rotativo, ao estacionar sempre tem alguém para vender o boleto, tipo zona azul (estar), que custa 10 reais, mas que vale para todas as praias da região. Sendo assim, deixe no carro e aproveite as vagas rotativas onde for. Nós visitamos a cidade em dia da semana e foi tranquilo achar vagas, para finais de semana e feriados deve ser um pouco complicado.

Prainha, Arraial do Cabo - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Prainha, Arraial do Cabo – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Uma vista muito bonita da Praia Grande e suas dunas, e a larga extensão de areia branca que segue até Saquarema, pode ser avistada no Mirante da Boa Vista. Caso queira subir até lá saiba que a vista é linda, mas o lugar é um pouco perigoso. Não vá sozinho e atenção com seus pertences.

Praia grande, Arraial do Cabo - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Praia grande, Arraial do Cabo – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Aliás, em todos os lugares que fomos, além dos guias que lemos, todos orientaram a ter muita atenção com furtos e roubos. Não nos ocorreu nada, mas realmente Arraial do Cabo e Cabo Frio nos pareceu um lugar um pouco inseguro. Para não correr riscos, fique sempre atento e curta o lugar.

Seguindo sobre as praias, fomos para a Praia Grande, que havíamos admirado de cima. Uma longa extensão de areias brancas, dunas e uma praia de águas agitadas, geladas e transparentes. Uma daquelas praias que nos encantou e que mereceu montar acampamento, guarda sol, cadeira de praia e curtir a brisa. Ali descobrimos o porquê da cidade se chamar Cabo Frio, as águas são muuuito frias.

Uma das praias mais procuradas de Arraial do Cabo é a Praia do Forno. Para chegar até lá é preciso pegar uma trilha desde a Praia dos Anjos. São cerca de 500 metros que levam a uma vista incrível. Sabe aquele tipo de praia que te convida a um mergulho. A faixa de areia é mais curta, o que faz as pessoas de aglomerarem junto com os carrinhos de ambulantes que vendem comida. Embarcações com passeios vindos de outras praias e cidades se misturam aos visitantes que estão na água. Uma confusão que contrasta com a calma e límpida água azul do mar, na praia do Forno a água é bem mais agradável para um mergulho.

Praia do forno, Arraial do Cabo - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Praia do forno, Arraial do Cabo – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Mas a praia mais bonita da região é a do Pontal do Atalaia ou talvez a mais bonita do Brasil, com difícil acesso por ruas de terra até as famosas escadas que te levam ao paraíso, simplesmente deslumbrante.

Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Em Cabo Frio, visitamos a praia do Forte, longa e bem movimentada. No Forte São Mateus, criado para proteger o Brasil, há uma linda vista da cidade, um lugar histórico com um pequeno museu de fotos antigas da região.

Forte de São Mateus, Cabo Frio - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Forte de São Mateus, Cabo Frio – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Forte São Mateus, Cabo Frio - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Forte São Mateus, Cabo Frio – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Uma surpresa que tivemos, enquanto caminhávamos perto do Forte, foi avistar a Ilha do Japonês. Com seus bancos de areia, parece que as pessoas andam por cima das águas. Ficamos curiosos para conhecer, quem sabe na próxima visita.

Ilha do japonês, Cabo Frio - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Ilha do japonês, Cabo Frio – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Arraial do Cabo e Cabo Frio realmente nos surpreenderam por suas belezas naturais, suas praias de águas azuis sem igual. Nos sentimos no Caribe. Mas temos que ressaltar que a insegurança e a falta de limpeza da cidade são temas que precisam ser tratados com urgência pelas lideranças locais. Lugares incrivelmente lindos que merecem ser visitados, mas vimos poucos turistas estrangeiros, isso provavelmente é resultado da insegurança que a cidade transparece. A maior parte das fotos que fizemos tiveram que ser do celular, pois poucos foram os lugares que nos sentimos seguros para usar a câmera.

Super dicas

– Se for com tempo, passe um dia na Praia do Forno e outro na Praia do Pontal do Atalaia. Vá preparado com guarda sol, esteira e bebidas e aproveite as águas calmas e transparentes dessas praias. Mas saiba que lá não tem muita estrutura, apenas alguns poucos bares que servem comida e bebida. E alguns ambulantes.

– Se for para Cabo Frio, fique na Pousada Estalage, reserve agora: vale a pena, de lá tem fácil acesso para Arraial do Cabo.

– Da cidade do Rio de Janeiro, e também de Búzios, há opções de passeios de barco que levam às principais praias de Arraial do Cabo e Cabo Frio.

– Acesse os outros posts do Rio de Janeiro, clique aqui.

– Nós podemos te ajudar com a sua viagem, solicite o seu roteiro: clique aqui.

 

Mais imagens que marcaram neste destino:

Histórias de pescador, Cabo Frio - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Histórias de pescador, Cabo Frio – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Forte São Mateus, Cabo Frio - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Forte São Mateus, Cabo Frio – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Praia grande, Cabo Frio - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Praia grande, Cabo Frio – RJ, by Luciana de Paula, 2016

 

Leitura, Cabo Frio - RJ, by Luciana de Paula, 2016

Leitura, Cabo Frio – RJ, by Luciana de Paula, 2016

Share Button