Tiradentes e São João del Rei, cheiro de broa com café

Tiradentes e São João del Rei, cheiro de broa com café

0 Flares 0 Flares ×

Broa de milho e café fresquinho, quer nos conquistar? Já sabe o segredo. Esse foi o segredo da Rosa, da Pousada Tiradentes, no dia em que chegamos na cidade. Já era noite, não tínhamos ainda onde ficar e decidimos visitar alguns lugares. Já na primeira pousada que entramos a Rosa nos recebeu com muita simpatia, um convite para um “café e uma broa” e aquele sotaque minerim “Fica gente, fica”. Não teve como não aceitar, primeira pousada e, mais uma vez, sorte de encontrarmos o lugar perfeito para passar uma noite.

Depois de mais de 20 dias de céu azul, sol e muito calor, chegamos à Tiradentes para curtir dias frescos e nublados, mas que não tiraram o brilho e o encanto desta linda cidade histórica. Ruas de pedra e casinhas coloridas, igrejas lindas por dentro e por fora. Uma cidade tranquila, de pessoas bem-humoradas e cheia de arte nos ateliês e nas lojinhas pelas ruas. Como toda cidade histórica, a cada igreja, museu, casas antigas coloridas, uma parte da história do nosso país é contada.

Igreja Matriz de Santo Antonio, Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Igreja Matriz de Santo Antonio, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

Ha a opção de conhecer a cidade de charrete, para isso vários guias estão à espera dos turistas no largo das Forras. O centro histórico é relativamente pequeno, então a caminhada é tranquila nas ruas de pedra da cidade. A Matriz de Santo Antônio, de 1732, é uma das igrejas mais lindas, por dentro é toda talhada em madeira pintada de dourado, parece uma joia e também possui um grande Órgão que veio de Portugal em 1788. Nós visitamos a igreja numa quarta-feira, mas quem puder ir à cidade numa sexta, terá a oportunidade de ouvir um conserto de música no órgão português. As fotos internas são proibidas no local, mas destaco que vale a visita, ficamos bastante tempo contemplando sua beleza.

Chafariz de São José, Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Chafariz de São José, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

São inúmeras as atrações da cidade, várias igrejas, destaque para a vista da cidade a partir da igreja São Francisco de Paulo. O Chafariz de São José, uma obra barroca de 1749, tem a inusitada imagem do santo vestindo botas. Pelas ruas da cidade há muitas opções de restaurantes, bares e lojinhas de artesanato. Mesinhas pelas calçadas e cheirinho de comida mineira pelo ar são um convite irrecusável a todos que passam.

Em nossas andanças pelas ruas de Tiradentes conhecemos a Fábrica de Terços São Luís, com a simpática Bárbara produzindo os artefatos, e o Ateliê Romer Resende, que faz as miniaturas mais lindas da cidade, há esse tipo de souvenir por todo lugar, mas a feita pelo Romer é de longe a mais perfeita, realmente pequenas pérolas que precisam ser apreciadas e levadas como recordação. Além do diferencial de serem produzidas com pó de garrafa pet, as peças são pintadas uma a uma, e, para nossa surpresa, ao olhar pela portinha da pequena miniatura da Igreja Matriz, lá dentro um lindo altar, pintado por mãos de artistas.

Atêlier Romer Resende, Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Atêlier Romer Resende, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

Tivemos a sorte de presenciar um evento que estava iniciando na cidade a Trem Bier, Festival de Cerveja Artesanal do Interior de Minas. Barraquinhas com vários tipos de cervejas artesanais, comidas típicas e show, animaram moradores e visitantes. Participamos apenas do primeiro dia, mas a cidade estava ficando movimentada com a chegada do festival.

Train Beer, Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Train Beer, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

Aproveitamos a estala ali para visitar São João del Rei, que fica cerca de 12 km de Tiradentes. Lá visitamos várias igrejas, com destaque para a Igreja de São Francisco de Assis, projetada pelo artista Aleijadinho. Existe a opção de fazer esse trajeto na Maria Fumaça, e ir até o Museu Ferroviário de São João del Rei, mas infelizmente esse percurso é feito apenas no final de semana, sextas, sábados e domingos. Se for nestas datas, aproveite.

Igreja São Francisco de Assis, São João Del Rei - MG, by Luciana de Paula, 2016

Igreja São Francisco de Assis, São João Del Rei – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Museu Ferroviário, São João Del Rei - MG, by Luciana de Paula, 2016

Museu Ferroviário, São João Del Rei – MG, by Luciana de Paula, 2016

Tiradentes nos acolheu com tanto carinho que é um local que um dia queremos voltar com nossas mães, madrinhas, amigos e todos que gostam desse clima religioso e de cidade de interior. Foi tudo tão bom que ficamos mais que uma noite, ficamos três. E teríamos ficado ali por mais tempo. Pelo simples fato de nos sentirmos em casa.

Super Dicas:

– Se puder, fique em pousadas do centro, isso facilita e muito a locomoção pela cidade. Se tiver a oportunidade de ficar na Pousada Tiradentes então, tenho certeza que irão adorar. E mandem um abraço nosso para a Rosa, tenho certeza que irão adorar conhecê-la, assim como nós. Além de adorar provar seus bolos…hum.

– No largo das Forras há inúmeras opções de restaurantes e bares com pratos, petiscos e música ao vivo. O lugar ideal para almoçar e jantar, ou para curtir uma boa música e beber.

– Além das atrações da cidade, Tiradentes possui atrações em seus arredores como cachoeiras, trilhas, fazendas. Então, aproveite tudo que ela oferece.

– Tiradentes é uma cidade imperdível, se vai de carro de São Paulo são 480km, do Rio de Janeiro 330km, e de Belo Horizonte 190km. Se for de ônibus, fique tranquilo, a rodoviária é bem central e de lá dá para conhecer a cidade toda a pé.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São João Del Rei - MG, by Luciana de Paula, 2016

Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, São João Del Rei – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

 São João Del Rei - MG, by Luciana de Paula, 2016

De Papo na Praça, São João Del Rei – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

São João Del Rei - MG, by Luciana de Paula, 2016

Vendo a Vida Passar, São João Del Rei – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Estrada Real, Tiradentes - São João Del Rei - MG, by Luciana de Paula, 2016

Estrada Real, Tiradentes – São João Del Rei – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Nos telhados de Tiradentes, Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Nos telhados de Tiradentes, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Charrete Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Charrete, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Fábrica de Terço São Luis, Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Fábrica de Terço São Luis, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Meninos Jogando Bafinho, Estação Tiradentes, Tiradentes - MG, by Luciana de Paula, 2016

Meninos Jogando Bafinho, Estação Tiradentes, Tiradentes – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

 

Share Button