São Thomé das Letras, misticismo e lendas

São Thomé das Letras, misticismo e lendas

0 Flares 0 Flares ×

São Thomé das Letras é conhecida como cidade mística, mágica e que carrega uma infinidade de lendas.  Chegamos lá numa quinta-feira e a vilinha estava vazia, com tempo nublado, e isso a deixou ainda mais misteriosa.

Entrada da cidade, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Entrada da cidade, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

A origem do nome da cidade deve-se à aparição do santo e às inscrições rupestres encontradas na entrada da gruta São Thomé que não se sabe terem sido feitas pelos índios cataguases antigos moradores da região ou se são palavras deixadas pelo santo.

Gruta São Thomé, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Gruta São Thomé, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

A Igreja do Rosário nos chamou atenção logo na chegada, uma igreja toda de pedra sem ajuda de argamassa ou cimento, feita por escravos no século 18. Aliás, construções e ruas de pedra são a marca registrada de São Thomé. A cada rua que caminhávamos, era uma surpresa com os magos, gnomos e ET’s presentes em figuras e estátuas por toda a cidade.

Igreja de Pedra, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Igreja de Pedra, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

Fomos à casa da Pirâmide, um lugar mágico no alto da montanha e com vista 360 graus da cidade, com janelas que possibilita ver constelações, e com o melhor pôr do sol da região, pena que estava nublado e não conseguimos apreciá-lo. Mas, apesar de exótico o lugar por dentro estava todo pichado e o cheiro de urina era insuportável. Aliás, havia lixo espalhado por toda a cidade.

Casa da Pirâmide, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Casa da Pirâmide, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

Os principais pontos turísticos de São Thomé ficam próximos do centro, ou seja, andando a pé se conhece tudo: a gruta de São Thomé, que fica na praça da Matriz, o Cruzeiro de onde é possível avistar toda a cidade, a Pedra da Bruxa, uma formação rochosa que parece o rosto de uma bruxa, a Igreja Matriz e a Igreja de Pedra. Tudo pertinho um do outro.

Pedra da Bruxa, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Pedra da Bruxa, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

A cidade é muito conhecida por suas lendas, uma das mais famosas é a da gruta do Carimbado, que dizem levar a Machu Picchu no Peru a 4000km de distância. Jamais alguém conseguiu explorá-la até o final devido ao calor, o máximo que já adentraram foram 15km, quem sabe no futuro teremos um atalho para outra cidade sagrada? A gruta estava interdita para visitantes, uma pena, então ficará para a nossa próxima visita.

A ladeira do amendoim estava no roteiro, essa fica um pouco mais longe. Trata-se de uma ladeira energizada que puxa seu carro para cima, apenas deixe o carro lá sem o freio de mão e sem engatar. O acesso à ladeira é um pouco difícil, 6km de distância do centro, sendo 1km de estrada de pedra. Mas a experiência é muito curiosa e interessante.  Mágica, energia da cidade, física? A resposta deixamos para vocês quando visitarem o local.

Cachoeira Vale das Borboletas, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira Vale das Borboletas, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

E as cachoeiras? São muitas, escolhemos duas para conhecer, queríamos ter ido a todas, mas o tempo nublado, o frio e a garoa mudou nossos planos. A do Vale das Borboletas pode ser visitada de cima da queda d’água e de debaixo, duas vistas diferentes mas lindas da mesma cachoeira.  Já a Cachoeira da Garganta, já ouviram falar? Nós também não, mas no vale das borboletas avistamos um grupo de turistas com um guia que estava indo na direção desta cachoeira, uma trilha de 1200m ida e volta. Já ficamos interessados. Como ainda estávamos curtindo a trilha do Vale, decidimos deixar para ir depois, apenas olhamos para onde todos estavam indo para sabermos a direção. Quando decidimos seguir para a nova cachoeira os turistas já tinha sumido, mesmo assim iniciamos a trilha. Trilha confusa, com vários caminhos dentro de uma fazenda, e não havia ninguém, pulávamos as corredeiras para um lado e depois para o outro, andávamos e nada, cadê a cachoeira? Acho que ouvimos vozes, ou melhor, o Clau ouviu e seguimos em frente uma pedreira. Subimos com dificuldade e não tinha nada. Depois de quase uns 1500m decidimos voltar, frustrados por não ter encontrado nada. O que aprendemos? Se não sabe o caminho, peça ajuda, ou pode não achar nada.

Cachoeira Vale das Borboletas, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira Vale das Borboletas, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

E, por último, fomos à Cachoeira da gruta, mais distante, cerca de 15km do centro, fica dentro de uma área particular, em meio à mata. Muito bonita, quase sem acesso de turistas, por isso muito bem preservada, e atrás da cachoeira tem muitos morcegos.

Cachoeira da Gruta, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira da Gruta, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

Existem outras grutas e cachoeiras na região e em Sobradinho, planeje a sua visita a São Thomé das Letras e muita energia positiva.

Super dicas:

– A cidade de São Thomé das Letras está localizada a 350km de São Paulo e 300km de Belo horizonte. A estrada é tranquila.

– Se prepare para o frio. São Thomé fica a 1440 metros de altitude, o que faz a cidade ser mais fresca e, dependendo da época, bem fria.

– Onde ficar? Se hospede no centro da cidade, assim poderá conhecer a maioria dos pontos turísticos a pé. As pousadas da cidade, em sua maioria, são muito simples, então, não vá esperando muito luxo.

– Onde comer? Restaurante “O Alquimista”, todo de pedra, ambiente e comida excelente para almoço ou jantar.

 

Mais imagens que marcaram neste destino:

Vista da Cidade do Cruzeiro, São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

Vista da Cidade do Cruzeiro, São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

São Thomé das Letras - MG, by Luciana de Paula, 2016

São Thomé das Letras – MG, by Luciana de Paula, 2016

Share Button