A cidade de Mariana está intacta e merece ser visitada

A cidade de Mariana está intacta e merece ser visitada

0 Flares 0 Flares ×

Ao contrário do que nós, e a maior parte dos turistas pensam, a cidade histórica de Mariana não sofreu nenhuma destruição devido ao chamado “desastre de Mariana”.

Não queremos desmerecer a criticidade do ocorrido com o Rio Doce e seus impactos negativos em dezenas de comunidades e a centenas de pessoas. O que queremos é ressaltar que a cidade histórica está intacta e merece ser visitada. Estivemos lá nos últimos dias, na verdade estávamos em Ouro Preto e fomos de Trem até Mariana. Um passeio rápido e muito bacana. Na chegada a Mariana já contemplamos sua linda estação de trem.

Estação de Trem, Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Estação de Trem, Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

A cidade de Mariana é muito acolhedora e, assim como a vizinha Ouro Preto, possui muitas igrejas e arquitetura barroca preservada, com muita história e arte. Mesmo num sábado, as ruas quase totalmente desertas nos evidenciam que os turistas pouco tem frequentado a cidade. E, em conversa com alguns moradores, a cidade que vive basicamente do turismo passou a receber poucos visitantes depois do ocorrido em Novembro de 2015, que na verdade trata-se de uma região distante do centro histórico de Mariana.

Assim que chegamos, ao passarmos na casa do Turista, uma apresentação de 5 min nos dá um resumo da história e dos monumentos cidade. Depois é só caminhar pelas pacatas e coloridas ruas de Mariana e apreciar sua arquitetura e beleza.

Igreja de São Francisco de Assis (esquerda) e Igreja Nossa Senhora do Carmo (direita), Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Igreja de São Francisco de Assis (esquerda) e Igreja Nossa Senhora do Carmo (direita), Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

O cartão postal da cidade é a praça Minas Gerais, com suas duas igrejas uma do lado da outra, que segundo os historiadores foram erguidas assim por uma rivalidade entre dois grupos de fiéis. Neste dia em que estávamos lá as igrejas e as casas estavam todas decoradas com bandeiras vermelhas e brancas, em comemoração a festa do Espírito Santo.

Ateliar Devoção e Arte (Seu Ari), Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Ateliar Devoção e Arte (Seu Ari), Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

Apreciando os diversos ateliês da cidade conhecemos o Seu Ari,  um artista plástico de arte barroca muito simpático e com muitas histórias para contar. Seu ateliê fica bem na subida da praça Gomes Freire para a praça Minas Gerais, vale uma passadinha lá para apreciar suas obras de arte e papear com o artista.

Congado, Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Congado, Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

Também tivemos a oportunidade de prestigiar uma apresentação de Congado, feita por comunidades dos distritos de Mariana na praça ao lado da rodoviária. Uma expressão viva e colorida de fé, arte e cultura.

Mina da Passagem, Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Mina da Passagem, Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

No caminho de Mariana para Ouro Preto existe uma mina chamada Mina da Passagem, que assim se chama justamente por estar na “passagem” entre uma cidade e outra. Pegamos um ônibus ao lado da rodoviária e fomos visitar a mina. Trata-se da maior mina desativada aberta à visitação do mundo. Algo realmente muito diferente do que já vimos, a descida é realizada através de um trolley preso a um cabo de aço, num total de 120m de descida. As galerias subterrâneas, somam aproximadamente de 35km,  em sua maior parte alagadas que parecem piscinas de águas verdes e transparentes. Os mergulhadores profissionais podem desbravar o local.

Super dicas:

– Vai a Ouro Preto? Reserve um dia pelo menos e vá à Mariana. Pode ser de Trem, de carro ou de ônibus, fica cerca de 16km de Ouro Preto. Nós optamos por ir de trem para fazer algo diferente. O bilhete apenas de ida custa $40,00 por pessoa. Ida e volta $56,00. Para ficar mais em conta faça como nós, vá de trem e volte ônibus. Além de ser mais em conta você terá mais flexibilidade de horários e poderá passar em outros lugares, na Mina por exemplo.

– A Mina da Passagem, que foi a que fomos, é uma de várias opções de visitação. Ela custa R$50 por pessoa, um preço bem salgado, mas optamos em ir nela por ser a maior do mundo. Que outra oportunidade teríamos? E curtimos bastante o passeio que é guiado. Elogios para a Jeniffer que foi uma excelente guia.

– Quando chegar à cidade passe no centro de atenção ao turista. O filme de apresentação da cidade ajuda a entender e apreciar melhor tudo que Mariana tem a oferecer. Além de ter nas paredes exposições de quadros lúdicos sobre a história da cidade que valem ser admirados.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Mina da Passagem, Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Mina da Passagem, Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

Maria Fumaça de Mariana (desativada), Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Maria Fumaça de Mariana (desativada), Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Cachoeira vista do trem de Ouro Preto para Mariana, Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira vista do trem de Ouro Preto para Mariana, Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

 

Igreja São Francisco de Assis Vista de Dentro da Antiga Cadeia, Mariana - MG, by Luciana de Paula, 2016

Igreja São Francisco de Assis Vista de Dentro da Antiga Cadeia, Mariana – MG, by Luciana de Paula, 2016

Share Button