Morro de São Paulo e Boipeba, um destino completo

0 Flares 0 Flares ×

Após nos aventurarmos pelas estradas off-road da Península de Maraú seguimos viagem para um destino em que o nosso carro teria um descanso e nós muito a explorar: a Ilha de Tinharé, no município de Cairu, que engloba Morro de São Paulo, Ilha de Boipeba e outras ilhas.

Fomos até a cidade de Valença para deixar o carro num estacionamento e seguir de barco para Morro de São Paulo. Aliás nossa chegada na cidade foi um tanto quanto esquisita. Fomos “perseguidos” por guias de turismo que estavam de bicicleta e queriam indicar estacionamentos e passeios, mesmo dizendo que não queríamos eles nos seguiam desesperados por quilômetros. Deu até medo. Paramos num estacionamento e lá veio o guia esbaforido atras de nós, explicamos novamente que não queríamos nenhum pacote e ele, mesmo descontente, deixou de nos seguir. Depois trocamos de estacionamento pelo estacionamento do Luís, bem em frente ao porto do centro. Pagamos R$ 20 por diária, tem outras opções um pouco mais em conta, mas optamos por esse que nos pareceu bem seguro e era coberto.

Igreja Nossa Senhora da Luz na Entrada da Ilha, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula

Igreja Nossa Senhora da Luz na Entrada da Ilha, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

No porto pegamos a balsa convencional que leva para Morro de São Paulo. Fomos com a convencional porque nos disseram que levaria 1h30 e ela é bem mais barata, custa R$ 10 por pessoa e a lancha R$ 22. Mas levou 2h30 e vai meeeega lotada, de gente e de mercadorias. O bacana é curtir a paisagem e conversar com os nativos, mas acaba sendo bem cansativo.

Chegando em Morro, o portal da vila estava em reforma, bem como o forte que está em restauração. Passando pelo portal nos deparamos com uma ladeira que leva à praça de entrada, não tem como fugir. Aliás, Morro tem várias ladeirinhas espalhadas pela vila de acesso às praias ou pontos turísticos, algumas possuem escadinhas laterais para ajudar na subida. Como bons desbravadores, seguimos direto para as praias, para termos uma ideia de distâncias e já irmos sondando pousadas possíveis de ficarmos.

Arte na Terceira Praia, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula

Arte na Terceira Praia, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

Tirando as ladeirinhas, a Primeira, Segunda, Terceira e Quarta praias não são muito distantes, apenas a Quinta praia que é mais longe. Encontramos um “informante de turismo” que tentou nos ajudar a encontrar uma pousada, mas desistimos dele porque em todas as opções que ele nos levou o preço estava acima do orçamento. Voltamos para a praça principal e tivemos a sorte de encontrar a Pousada da Praça, uma pousadinha bem bacana, bem localizada e dentro do nosso orçamento. Além disso conhecemos a Jane e fizemos uma amiga de longas boas conversas.

Piscinas Naturais da Quarta Praia, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula

Piscinas Naturais da Quarta Praia, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

No dia seguinte fomos passear pelas praias, aliás que lindas praias, e quando chegamos na quarta praia tivemos a surpresa de ver as encantadoras piscinas naturais. Dia de maré super baixa, que proporciona piscinas naturais com peixinhos coloridos ao alcance de todos, muito próximas da areia, sem ser preciso lancha ou barco. Ficamos encantados. Além de praias lindas de águas transparentes e de um azul esverdeado incrível, as piscinas naturais tornam o local ainda mais perfeito. Aproveitamos também as águas calmas da segunda praia para um banho.

Morro de São Paulo é um daqueles lugares completos, durante o dia tem praias paradisíacas, piscinas naturais com peixinhos coloridos e opções de passeios para outras maravilhas da região e, durante a noite, várias opções de hospedagem e uma estrutura de lojas, cafés, bares e restaurantes que dão ao turista tudo que ele precisa para se sentir no lugar perfeito. Tem para todos os gostos e todos os bolsos.

A noite é agitada em toda a ilha, principalmente na orla da segunda praia. Restaurantes com mesas super confortáveis na areia e música ao vivo animam e competem entre si pelos turistas. Em alguns momentos os músicos até se revezam, um toca meia hora, para, e o outro do bar ao lado inicia. Promoções e drinks gratuitos de boas vindas ajudam na escolha, mas o que realmente conquista é a música que está rolando.

Barzinhos Segunda Praia, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula, 2016

Barzinhos Segunda Praia, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

No primeiro dia escolhemos um que estava tocando MPB, curtimos ali nos sofazinhos confortáveis e pedimos uma porção. Quando a música ali acabou caminhamos um pouco a frente e o bar lá estava tocando forró, curtimos uma dança ali mesmo na areia. No segundo dia fomos ao Buda Beach e curtimos uma banda incrível, ela parou Morro de São Paulo, todos que passavam pela orla paravam poi ali para curtir e dançar uma música, foi muito divertido.

Piscinas Naturais de Moreré, Ilha de Boipeba - BA, by Luciana de Paula

Piscinas Naturais de Moreré, Ilha de Boipeba – BA, by Luciana de Paula, 2016

De Morro saem vários passeios de lancha para outros vilarejos da ilha. Nós escolhemos ir no passeio volta a ilha que passa pelas piscinas naturais de Garapuá e Moreré, Vila de Boipeba, Rio do Inferno e a cidade histórica de Cairu. Um passeio que dura quase o dia todo, saímos as 9h00 e voltamos perto das 17h00. Nossa primeira parada foi as piscinas naturais de Garapuá. Depois para as piscinas de Moreré, a atração mais esperada por nós. Infelizmente ficamos um pouco frustrados. Haviam muitas lanchas, muita gente e muitos resíduos de corais sobre as águas, que deixavam a água muito turva. As piscinas da quarta praia de Morro estavam muito mais transparentes e cheias de peixinhos. Não temos certeza, mas achamos que as lanchas estão chegando muito perto dos corais e por isso tantos resíduos.

Praia Boca da Barra, Ilha de Boipeba - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia Boca da Barra, Ilha de Boipeba – BA, by Luciana de Paula, 2016

De lá fomos para a Vila de Velha Boipeba, bem menos desenvolvida que a vizinha Morro de São Paulo e quase sem opções ao turista, mas claro, com seu charme bucólico de interior. Navegamos pelas águas do Rio do Inferno e demos uma pausa na cidade de Cairu, uma das mais antigas do Brasil. Voltamos para Morro já no pôr do sol.

Velha Boipeba, Ilha de Boipeba - BA, by Luciana de Paula, 2016

Velha Boipeba, Ilha de Boipeba – BA, by Luciana de Paula, 2016

Durante o passeio conhecemos pessoas muito bacanas e fizemos amigos queridos. A Neia, o seu Lourival, o Mazinho e o Junior, são uma família linda que conhecemos no passeio e tivemos a alegria de nos encontrarmos a noite novamente. Muita conversa, risadas e papo bom. Já colocamos na nossa agenda um dia conhecer a pequena cidade Coração de Maria, interior da Bahia, só para termos a alegria de revê-los.

Tirolesa, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula, 2016

Tirolesa, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

Subimos ao Mirante da Tirolesa, que fica do lado do farol que vemos lá da praia, de lá a vista das praias de Morro é incrível, e para os corajosos, há a opção de descer de tirolesa, por R$ 40. Outra vista imperdível é o pôr do sol, próximo ao portal de entrada têm alguns bares que dão ainda mais charme e conforto a essa espera como o Portalo, que foi de onde conseguimos ter a linda vista das nossas fotos. Mas pesquisamos que tem também o bar Toca do Morcego, que estava em reforma, e o café da Pousada Passargada, na subida para o farol.

Pôr do Sol no Portalo, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula, 2016

Pôr do Sol no Portalo, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

Várias atrações culturais e eventos podem estar rolando em Morro quando você estiver lá, então fique atento. Durante a nossa estadia rolou Luau na Segunda Praia, Forró no Teatro e até uma apresentação de Samba de roda na Praça Principal, tudo para melhorar ainda mais nossa experiência neste lugar incrível.

Super dicas:

– Como Chegar: o aeroporto mais próximo de Morro de São Paulo é o de Salvador e de lá também saem passeios e embarcações para a ilha. Se estiver de carro, saem embarcações tanto de Valença quanto do Atracadouro. Nós escolhemos a primeira opção por desconhecermos a segunda, o Atracadouro fica muito mais próximo. A barca convencional a partir de Valença custa R$ 10 por pessoa e demora mais de 2 horas, a lancha custa R$ 22 e demora cerca de 40 min. Cada turista precisa pagar uma taxa de preservação ambiental de R$ 15 na entrada da ilha.

– O que fazer: Morro de São Paulo possui muitos atrativos. Praias lindas, muitas opções de cafés, restaurantes e bares agitados, tem até alguns 24 horas. O Buda Beach é uma boa pedida, música boa. Alguns dias da semana costumam ter luau na segunda praia e forró no teatro, assim que chegar na cidade confira a programação e aproveite.

– Imperdíveis: Curtir as piscinas naturais da quarta praia, na maré baixa, é realmente imperdível. Confira na internet a tabela de marés ou peça ajuda aos moradores da região. O passeio ao redor da ilha também tem que ser feito, dentre os diversos passeios oferecidos pelas agências esse é o mais procurado e o mais bacana, pois assim você irá conhecer quase toda a Ilha de Tinharé e suas belezas, incluindo Boipeba e Cairu. Pôr do sol em um dos bares e Mirante também tem que estar no roteiro.

– Onde ficar: nós tivemos a sorte de encontrar a Pousada da Praça, simples mas muito aconchegante, tem um ótimo custo benefício. A localização também é ótima, com fácil acesso a tudo na ilha.

– Veja os outros posts sobre a Bahia, cada lugar melhor que o outro, clique aqui.

– Nós podemos te ajudar com a sua viagem, solicite o seu roteiro sem custo: clique aqui.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Vista do Mirante, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula, 2016

Despedida, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula, 2016

Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016

Passeio de Lancha e Novos Amigos, Morro de São Paulo - BA, by Luciana de Paula, 2016

Passeio de Lancha e Novos Amigos, Morro de São Paulo – BA, by Luciana de Paula, 2016