Praia dos Carneiros, um lugar para sonhar acordado

Praia dos Carneiros, um lugar para sonhar acordado

0 Flares 0 Flares ×

Seguimos nossa viagem de carro de Alagoas para Pernambuco e, bem no comecinho do estado, nos deparamos com a cidade de Tamandaré. A entrada da cidade é linda, parece que estamos em um túnel. Pouco conhecida, essa pequena cidade está começando a ser divulgada por ser a porta de entrada da Praia dos Carneiros. Na verdade Carneiros é uma praia da cidade de Tamandaré.

Entrada da Cidade de Tamandaré, Tamandaré - PE, by Luciana de Paula, 2016

Entrada da Cidade de Tamandaré, Tamandaré – PE, by Luciana de Paula, 2016

E foi com a pretensão de conhecer Carneiros que paramos por ali, direto no posto de informações ao turista de Tamandaré. Incrivelmente foi um dos melhores atendimentos e estrutura que nos deparamos até agora, a atendente Camila foi muito prestativa, nos deu todas as informações e dicas que precisávamos para conhecer a região. Uma das dicas foi a de nos hospedarmos por ali, pois Carneiros não possui pousadas simples, só das mais sofisticadas, e poderíamos aproveitar também as praias locais.

Igreja de São Pedro, Entrada da Cidade de Tamandaré, Tamandaré - PE, by Luciana de Paula, 2016

Igreja de São Pedro, Praia de Tamandaré, Tamandaré – PE, by Luciana de Paula, 2016

Encontramos uma pousadinha bacana e com ótimo preço, assim já estávamos instalados para conhecer o lugar. Nos surpreendemos com as lindas praias de Tamandaré, águas azuis, largas e longas faixas de areia, quase todas desertas. A igreja de São Pedro quase na areia também dá um charme especial a simples cidadezinha. 

Praia de Tamandaré, Tamandaré - PE, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Tamandaré, Tamandaré – PE, by Luciana de Paula, 2016

Tamandaré possui algumas opções de pousadas e pouquíssimas opções de restaurantes e alguns mercadinhos. Mas teve um lugar que fomos, após pesquisarmos sugestões no TripAdvisor, e que valeu muito a pena, foi o Degutti Café, um cardápio com crepes e tapiocas de diversos recheios e formas, destaque para a tapioca rendada que para nós foi novidade. Uma tapioca incrível rendada com queijo coalho crocante. O lugar além de servir essas delícias tem um casal de proprietários muito simpáticos. Se passarem por Tamandaré para ir a Carneiros, ou decidirem fazer como nós e ficarem por lá, imperdível ir no Degutti.

Tapioca Rendada, Tamandaré - PE, by Luciana de Paula, 2016

Tapioca Rendada, Degutti Café, Tamandaré – PE, by Luciana de Paula, 2016

No dia seguinte fomos logo cedo para a Praia dos Carneiros. O acesso a essa praia não é muito fácil, na verdade o acesso normalmente é feito pelos restaurantes ou hotéis, que cobram estacionamento ou consumo mínimo para deixar o carro. Os moradores da região nos explicaram que poderíamos entrar um pouco antes e caminhar pela praia até o ponto das piscinas naturais. E foi isso que fizemos. Seguimos pela PE-009 e entramos numa das ruas de terra de acesso às praias. Acabamos por entrar numa espécie de condomínio, com uma portaria aberta e desativada, entramos e estacionamos por ali.

Praia de Carneiros, Tamandaré - PE, by Luciana de Paula, 2016

Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE, by Luciana de Paula, 2016

Ao chegarmos na praia nos deparamos com simplesmente o PARAÍSO, e olha que ainda nem estávamos no ponto chave da Praia dos Carneiros. Seguindo pela areia cerca de 1km chegamos até o que chamamos de o cantinho do paraíso, onde estão as estruturas de restaurantes e hotéis beira mar e, mais adiante, a linda Capela de São Benedito (foto capa), que fica de frente para o mar, quase dentro da água.

Tivemos a sorte de chegar à Carneiros bem em época de maré baixa, o que deixa a paisagem ainda mais bonita. E uma linda piscina natural, que mais parece uma piscina borderless nas pedras, cheia de peixinhos coloridos, deixa o lugar ainda mais completo e paradisíaco.

Piscinas Naturais, Praia dos Carneiros, Tamandaré - PE, by Luciana de Paula, 2016

Piscinas Naturais, Praia dos Carneiros, Tamandaré – PE, by Luciana de Paula, 2016

Se seu destino principal em Pernambuco for Recife e Porto de Galinhas, não se preocupe, se tiver um dia sobrando já pode incluir esse paraíso no roteiro pois já há passeios dos dois pontos para lá. 

 Super dicas:

– Como chegar: Tamandaré fica a cerca de 110 km da capital Recife. Para chegar lá pode ser de carro, a estrada é simples mas tranquila, ou em passeios que saem de Recife, Porto de Galinhas ou até de Maceió-AL, por ali tudo fica perto.

– Onde ficar: há opções de pousadas na cidade de Tamandaré e algumas poucas na Praia dos Carneiros. Nós ficamos na Pousada Solar da Praia, bem simples mas com ótimo custo benefício.

– O que fazer: Tamandaré é uma cidade pacata, sem muitas opções de restaurantes e bares, mas suas praias são lindas e compensam a visita, principalmente a Praia de Carneiros. O Degutti Café ficou na nossa lista de “tem que ir”, e provar a tapioca rendada vai te fazer querer voltar mais vezes como nós.

Share Button