Gostoso, Galinhos e um Quadriciclo

Gostoso, Galinhos e um Quadriciclo

0 Flares 0 Flares ×

Chegamos ao Rio Grande do Norte, terra das dunas e dos ventos, sim dos ventos, vimos por todos os lados aqueles gigantescos “cata-ventos” dos parques de energia eólica. Nós chegamos ao estado com os dias contados, sim gente nós também temos datas a serem cumpridas. Como a irmã do Clau iria nos encontrar em Natal com data marcada, e chegamos em RN dois dias antes disso, pesquisamos como aproveitar o melhor da região nestes dois dias que nos sobrava antes de receber visitas, e subimos direto para o norte do estado, lá onde o Brasil já fez a curva.

Para os que como nós adoram se aventurar em busca de novos destinos ainda pouco explorados, há cerca de 100 km de Natal está a charmosa cidade de São Miguel do Gostoso. A vila da cidade (centro), mesmo pequena, tem um charme muito especial. Seus restaurantes têm decorações bem modernas e rústicas e abrem basicamente só a noite, mas se a fome apertar, uma padaria bem na avenida principal, simples, mas de gente muito simpática, vai matar sua fome com preço super justo.

Praia de Touros, São Miguel do Gostoso - RN, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Touros, São Miguel do Gostoso – RN, by Luciana de Paula, 2016

Gostoso, como é chamada carinhosamente por todos, tem largas faixas de areia, daquelas que crianças e adultos jogam bola na areia e ainda sobra muita, muita areia antes de chegar na água. Tem também praias lindas como a Praia de Touros que, mesmo sem estrutura, é um paraíso para os olhos e para quem curte passar o dia em praias de águas mansas. E Gostoso é também porta de entrada para a mais distante Galinhos, que fica a 90 km (via praia) dali. Há como chegar pela estrada, mas o trajeto se transforma em cerca de 150 km, mais uma travessia de barco, pois Galinhos é uma península, então seria uma volta imensa.

Quadriciclo, São Miguel do Gostoso - RN, by Luciana de Paula, 2016

Quadriciclo, São Miguel do Gostoso – RN, by Luciana de Paula, 2016

Avaliamos a melhor forma de chegar à Galinhos e, por sugestão do dono da pousada que ficamos hospedados, decidimos alugar um quadriciclo. Pegamos todas as orientações, uma aula rápida de 5 minutos de pilotagem, e acordamos cedo para aproveitar a maré baixa para seguir por três horas pela praia para chegar ao nosso destino. Tudo perfeito, exceto que muitas partes do trajeto possuem muitas pedras e é preciso ir pelas dunas, coisa que transformou nosso passeio em uma árdua viagem de mais de cinco horas pelas areias quentes do Rio Grande do Norte. Quando chegamos a um pequeno vilarejo, depois de mais de duas horas de caminho, já contentes que estávamos próximos a nosso destino, encontramos um pescador que nos disse: “vocês já estão na metade do caminho, falta só metade”. E seguimos em frente.

Piscinas Naturais, entre Gostoso e Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Piscinas Naturais, entre Gostoso e Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

A viagem foi longa e sofrida, mas a paisagem que vimos pelo caminho compensou cada minuto de sofrimento. Praias desertas com tons incríveis de verde, piscinas naturais de todos os tipos e tamanhos, pescadores exercendo seu ofício e crianças brincando em águas calmas e transparentes. Tudo em perfeita harmonia, um cenário de filme, um paraíso.

Praias e Dunas, entre Gostoso e Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Praias e Dunas, entre Gostoso e Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

Chegar à Galinhos também fez valer à pena. Uma vilinha muito pequena, bem menor que Gostoso, e muito rústica ainda. Suas ruas todas de areia a tornam quase que uma viagem no tempo. E foi caminhando pelas ruas de areia que conhecemos a Dona Eulina, 76 anos, uma senhorinha muito simpática que estava sentada em sua cadeirinha na porta de casa, vendo a vida passar. Nos aproximamos e logo viramos amigos, quando perguntamos da cidade ela logo foi contando como era a vilinha na sua juventude: “Galinhos era muito mais animada naquela época, tinha muita música e dança. Mas era música mesmo, com banda, não essas coisas que tocam hoje”.

Dona Eulina, Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Dona Eulina, Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

O pôr do sol de tirar o fôlego ao lado do farol é um dos atrativos imperdíveis de Galinhos e, como só passaríamos uma noite, depois de nos instalarmos fomos direto para lá. Ali as opções de hospedagem e alimentação são remotas, mas como temos muita sorte, encontramos lugares bacanas a preço baixo e com pessoas bacanas. À noite também não foi muito fácil achar onde comer, andamos por toda a cidade e o único lugar bacana que encontramos foi a pizzaria de um casal de franceses. O lugar é muito bem decorado, com placas de distância de países com um cardápio super reduzido num pequeno quadro negro. E não é que a pizza do francês era boa mesmo? Massa fininha e bem saborosa.

Pôr do Sol, Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Pôr do Sol, Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

A praia de Galinhos é muito linda e o rio do outro lado é mais lindo ainda, o cor do rio é incrível, um azul de hipnotizar.

Rio Atarua, Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Rio Aratuá, Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

A volta para Gostoso, no outro dia bem cedo, também foi sofrida. No final das contas? Não deixe de ir à Galinhos, mas tente o buggy, deve ser bem mais confortável que o quadriciclo. Se for, nos conte depois como foi sua aventura, temos certeza que vai concordar que as praias do caminho compensam a longa viagem.

Super Dicas:

– Como chegar: São Miguel do Gostoso fica à 100 km de Natal, numa estrada tranquila e totalmente pavimentada. Para chegar à Galinhos, caso não queira sofrer em um quadriciclo como nós, opte por ir de buggy pela praia ou pela estrada até uma cidade próxima e depois atravessar o rio em um braço de mar. Se não estiver de carro, de Natal há excursões de um dia que levam até os dois destinos.

– O que fazer: Tanto Gostoso como Galinhos são pequenas vilas, a primeira com mais estrutura e a segunda nem tanto. As duas possuem praias lindas, por isso, aproveite estar ali para curtir esses paraísos.

– Imperdíveis: Bem pertinho da vila de Gostoso está a praia de Touros, mesmo que não tenha tempo ou disposição para ir até Galinhos, aproveite essa praia próxima para passar ao menos uma manhã ou uma tarde. Como a estrutura ali é precária, volte para a vila para as refeições.

– Onde dormir: em Gostoso nós ficamos na Pousada e Flat Brisa do Mar, um lugar ótimo e bem estruturado com preço muito em conta. Ótimo custo-benefício, e os donos são super simpáticos. Já em Galinhos, indicamos a Pousada do Rio Aratuá, bem de frente para o rio Aratuá, simples, mas com uma vista maravilhosa.

– Onde Comer: Gostoso possui muitas opções de restaurantes, pena que a maioria não abre durante o dia nos dias da semana. Nossa salvação foi a padaria no centro de Gostoso, ótimos lanches e preços super em conta. Já em Galinhos, o único lugar que estava aberto num dia de semana foi a pizzaria a Cantina, que fica em cima da pousada Made in Aqui, de um simpático casal de franceses, o Pascoal e a Sylvie, vale à pena conferir, você vai achar que ele é italiano e não francês..hehehe.

 

Mais imagens que marcaram neste destino:

Pela Praia de Galinhos, Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Pela Praia de Galinhos, Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

 

Pescadores, Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Pescadores, Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

 

Pelas Areias de Quadriciclo, Pescadores, Galinhos - RN, by Luciana de Paula, 2016

Pelas Areias de Quadriciclo, Pescadores, Galinhos – RN, by Luciana de Paula, 2016

Share Button