Chuí aqui estamos nós!

Chuí aqui estamos nós!

0 Flares 0 Flares ×

Acabamos de chegar ao ponto mais ao sul de nossa viagem, a cidade de Chuí – RS. Foi uma emoção grande chegar a um lugar que parecia tão distante, que em nossas vidas sempre foi apenas como um pontinho no mapa. Hoje, esse pontinho representa o quão longe foi nossa aventura de largar tudo e sair viajar para conhecer nosso país. Quando iniciamos nossa viagem, em abril deste ano, tínhamos um roteiro macro de viajar de carro pelo Brasil de ponta a ponta. Seguimos por todo o litoral até chegar na Ilha de Marajó, esse foi o ponto mais extremo ao norte de nossa viagem, e possível de se chegar de carro. Não conseguimos chegar ao Oiapoque, mas sabíamos que ao extremo sul conseguiríamos, e cá estamos nós no Chuí. Na pontinha do Brasil. Lugar em que o sotaque dos brasileiros e uruguaios falando “portunhol” nos confunde tanto que nem arriscamos dizer quem é quem.

Chuí - RS

Chegamos ao Chuí – RS

Chuí-RS e Chuy – Uruguai estão divididas apenas por um canteiro de avenida. Isso mesmo, na mesma avenida estamos no Brasil e no Uruguai. O engraçado é que do lado brasileiro o nome da avenida é Uruguai e no lado uruguaio avenida Brasil. Cheia de lojas, você passeia ziguezagueando uma loja Brasil, uma Uruguai, outra Brasil, outra Uruguai. Ao andar por essa avenida a pé não é necessário mostrar documentos, é como se estivesse no mesmo país. A alfândega tanto de um país como do outro fica há alguns quilômetros dali, o que faz a cidade parecer uma zona neutra.

Na mesma avenida, Clau no Brasil Lu no Uruguai

Na mesma avenida, Clau no Brasil Lu no Uruguai

Ambos os lados possuem uma infraestrutura bem precária, as cidades parecem um pouco abandonadas, ruas ainda não asfaltadas, algumas com algum resquício de asfalto, prédios antigos e mal cuidados. Até as placas estão abandonadas, estragadas ou pichadas. Uma pena ver isso em um lugar que deveria ser turístico e acolhedor.

O lado uruguaio possui diversas lojas que vendem produtos importados estilo free shop, bem parecidas com aquelas de aeroporto. Umas pequenas e desorganizadas, outras grandes e bem apresentadas. Tem de tudo ali. Agora, se quer encontrar os famosos alfajores uruguaios procure uma das “quesarías” ou mercadinhos. Mas atenção, fique de olho na conversão e nos preços unitários x caixa. É absurda a diferença entre levar uma caixa ou não. O valor quase que quadriplica comprando individual.

Ali do lado, cerca de 9 km do Chuí, está a Barra do Chuí. Uma praia que sim é o ponto mais ao sul do Brasil. Lá há uma ponte que divide os dois países e uma placa que é o marco disso, pena estar quase apagada (foto capa), quase nem sai nas fotos. Trata-se de uma pequena vila litorânea em que as casas ficam todas fechadas, os turistas só vão pra lá no verão e nós entendemos o porquê. Quando chegamos na areia, não aguentamos ficar ali mais do que 2 minutos, só deu tempo de um click. O frio e o vento intenso afastam qualquer um.

Praia Barra do Chuí

Praia Barra do Chuí

Ah, a estrada que leva ao Chuí também tem que ser citada. A rodovia é simples, razoavelmente boa, poucos carros e caminhões circulam ali, o que faz a viagem ser bem tranquila. Há uma parte que passa dentro do Parque de Taim, que requer bastante atenção e redução na velocidade por conta dos animais silvestres que atravessam a pista. Vimos muitos, mas muitos animais mortos pelo caminho. Uma cena bem triste de se ver. Fica a dica de ATENÇÃO quando passar por lá. A natureza agradece.

BR 471 Sentido Chuí

BR 471 Sentido Chuí

Já são 170 dias na estrada e mais de 25 mil km rodados. Passamos por todo o litoral, rasgamos o centro do Brasil e viemos aproveitar os últimos dias de inverno no friozinho do sul. Já passamos por quase todos os estados. Daqui subiremos pelo litoral gaúcho, catarinense, paranaense, e voltaremos para nossa casa em São Paulo. Falta pouco para o “Uma Voltinha pelo Brasil” terminar, são quase seis meses fora de casa, mas não estamos sentindo falta de um lugar só. Essa nossa viagem se tornou “nossa casa” e, dormir cada dia em um lugar já se tornou natural para nós. O difícil mesmo vai ser ficar parado num lugar só, mas isso vamos deixar para nos preocupar depois, pois a viagem continua.

Estamos contando toda essa nossa aventura no blog www.mvperfeita.com e nas redes sociais @mvperfeita. Quer se inspirar a conhecer melhor o Brasil? Acessa lá e nos acompanha. Diariamente postamos fotos dos lugares onde estamos, paisagens, atrações e aventuras. E aos poucos vamos escrevendo o post completo sobre a experiência em cada lugar. Coisa que não tem sido muito fácil, pois a cada novo destino muitas são as atrações e não perdemos nenhum minuto!

Share Button