A rústica e paradisíaca Jeri

A rústica e paradisíaca Jeri

0 Flares 0 Flares ×

Jericoacoara é daqueles destinos difíceis de se chegar e impossíveis de se esquecer. A irmã da Lu, a Larissa, veio de Curitiba para Fortaleza para curtir seus dias de férias com a gente, e aproveitou esse lugar lindo conosco. A aventura começa já na chegada à cidade de Jijoca, que é a porta de entrada de Jeri. Ali estão os veículos que levam os turistas para a vila, tem desde carrões até caminhões “pau de arara”, seja qual for, o importante é ter tração para encarar muitas dunas e buracos.

Alguns corajosos encaram o caminho com seus carros de passeio, mas nós não arriscamos. Deixamos nosso carro no estacionamento central de Jijoca e fomos de caminhonete pra Jeri. No caminho vimos carros de passeio atolados e tivemos a certeza de que fizemos a coisa certa de não encarar. Para dirigir sem tração pelas areias tem que ter muita coragem e pouco juízo, rs.

Vila de Jeri, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Vila de Jeri, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

Chegando em Jericoacoara, as ruas de areia dão mais charme e rusticidade ao lugar. Mas a noite agitada transforma a pequena vila em um badalado point de restaurantes e bares, tudo pé na areia. Para tristeza da Lara, que não gosta muito de areia e teve que enfrentar, dia e noite, as caminhadas nas ruas e praias de Jeri. Nenhum lugar se safava. Tudo tem areia.

Praia, vento, duna e sol, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia Central, Vento, Duna e Sol, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

O mar da praia central, quando a maré está baixa, fica tão longe que quase não se vê a água. E ali do lado está a duna do pôr do sol, lugar em que todos se reúnem para assistir o espetáculo do sol se pondo no mar. Chegue cedo para garantir seu lugar. Mas não se esqueça da canga, para enrolar no corpo que nem árabe, pois o vento e a areia fininha ardem na pele. Né Lara?

Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

Caminhando para o lado leste de Jeri está a famosa Pedra Furada, cartão postal do lugar. O pôr do sol ali é lindo, mas como todos vão pra lá no mesmo horário, será impossível tirar um self ou foto sem uma multidão. Ir de manhã cedo também é uma ótima ideia, além de sol mais ameno, a possibilidade de uma foto com a pedra furada ao fundo sem dezenas de pessoas será mais garantida.

Pedra Furada, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Pedra Furada, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

Mas, o paraíso está guardado em um passeio nos arredores da vila de Jeri, às margens da lagoa….a lagoa do Paraíso. Um lugar incrível que realmente leva o nome por merecimento. Águas transparentes e levemente salobras por conta da areia e dunas. São algumas opções de “barracas” de praia que deixam a experiência ainda mais completa. Nós fomos no Alchymist Beach Club.

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

Lugar perfeito, com estrutura completa, sofás de praia, cadeiras, mesas com guada sol e aquelas famosas redinhas para deitar dentro da água.

Super dicas:

– Como chegar: Jijoca de Jericoacoara, porta de entrada de Jeri, fica a cerca de 300 km de Fortaleza. Se for para Fortaleza de avião ou de ônibus, há transfer que faz o trajeto e leva direto para Jeri. Ou ônibus que saem da rodoviária que fica há poucos kms do aeroporto, esse leva até Jijoca e de lá é preciso pegar o transfer ou pau de arara até Jeri.

– Onde ficar: mesmo sendo um destino rústico, Jeri possui hotéis e pousadas 5 estrelas, pousadas simples, hostel e até camping. Tudo para atender a todos os bolsos e gostos. Na Vila tudo fica meio perto, então não se preocupe muito com a localização de onde escolher. E tudo pode ser feito a pé. Totalmente pé na areia. Então esqueça o salto e leve muita rasteirinha.

– O que fazer: Jeri tem seus pontos turísticos como a Pedra Furada e a Duna do Pôr do sol. Mas esses precisam de um caminhada, principalmente o primeiro, então vá preparado para caminhar bastante. Mas a vista vale muito à pena.

– Imperdivel: a Lagoa do Paraíso é um lugar incrível e ir até Jeri e não ir até lá é perder o melhor da festa. Para chegar até lá é preciso ir num transfer, buggy ou pau de arara, é só ir até o ponto que fica em frente ao local de compra de passagens ou fechar um pacote em uma das agências de turismo da vila. Há opções de bares beira mar e, na hora que estiver a caminho avise ao motorista em qual vai querer descer, não dá para ir de um para o outro a pé. Nós escolhemos o Alchymist Beach Club, dizem que é o mais caro, mas é também o mais top. O preço das refeições é meio salgado, mas dá para curtir o paraíso com umas bebidas e uma porção. Assim não fica tão caro e você pode curtir um lugar paradisíaco e que parece de cinema.

– Leia nossos outros posts sobre o Ceará: Fortaleza, Lagoinha e Flecheiras. Canoa Quebrada e Morro Branco.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Pôr do Sol, Duna do Pôr do sol, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Pôr do Sol, Visto da Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

 

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

 

Praia da Malhada, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia da Malhada, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

 

Dunas de Jeri, Jericoacoara - CE, by Luciana de Paula, 2016

Dunas de Jeri, Jericoacoara – CE, by Luciana de Paula, 2016

 

Na Lagoa do Paraíso

Na Lagoa do Paraíso: Lú, Lara e Claudinei

Share Button