Litoral do Ceará, de Fortaleza à Flecheiras

Litoral do Ceará, de Fortaleza à Flecheiras

0 Flares 0 Flares ×

O Ceará tem muitas praias, mas cada qual possui seu estilo próprio. Ter a oportunidade de desbravar e conhecer cada uma delas é um desafio e ao mesmo tempo uma recompensa.

Depois de conhecermos Canoa Quebrada e Morro Branco, seguimos de carro e “carreata” com quase toda a família para Fortaleza. Agradecemos ao tio Antonio e prima Angela pela estádia. Assim que chegamos ficamos um pouco decepcionados com o trânsito caótico de cidade grande. A desorganização e sujeira pelas ruas também nos frustrou um pouco, mas ok, tínhamos muitos dias para conhecer o que a cidade tem de melhor a oferecer.

Praia de Iracema, Fortaleza - CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Iracema, Fortaleza – CE, by Luciana de Paula, 2016

A praia de Iracema, uma das mais centrais e famosas, possui uma ótima orla para caminhar e andar de bike. À noite ela fica lotada de turistas e o vai-vem aumenta quando nos aproximamos da feirinha Beira Mar. Muitas são as opções de restaurantes de praia na orla, o atendimento ali é razoável, o que incomoda é o lixo vindo dos restaurantes e bares e que deixam as areias impossíveis de se admirar. Os centenas de ambulantes que abordam os turistas nas mesas, entre um gole e outro, uma batata e outra, também tiram o charme do lugar. Tem de tudo, de cd à bixiga. Sem brincadeira, no tempo em que estivemos lá foi mais de 20 vendedores diferentes querendo nossa atenção.

Praia do Futuro, Fortaleza - CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Futuro, Fortaleza – CE, by Luciana de Paula, 2016

No outro dia fomos à também famosa Praia do Futuro. Mais uma vez muito lixo espalhado pela areia nos deixou decepcionados e sem animação para curtir a praia. Realmente algo que não esperávamos para uma capital tão famosa pelo turismo. Mas nem tudo foi decepção por lá. A praia do Cumbuco nos deixou encantados. Ao norte de Fortaleza, cerca de 40 km do centro. Uma praia mais tranquila, com uma larga faixa de areia e água mais mansa para se curtir um mergulho.

Praia do Cumbuco, Fortaleza - CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Cumbuco, Caucaia – CE, by Luciana de Paula, 2016

Depois de nossos dias em Fortaleza e região, nos despedimos da família, apenas a Lara seguiu viagem conosco, e fomos em frente pelo litoral cearense rumo à Jericoacoara. Nossa primeira parada foi na Praia de Lagoinha (foto capa) na cidade de Paraipaba, um lugar encantador. Uma tranquila praia que fica ha apenas 110 km da capital. Uma beleza única e ótima estrutura de restaurantes pé na areia, alguns com piscina e tudo.

Praia de Lagoinha, Paraipaba - CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Lagoinha, Paraipaba – CE, by Luciana de Paula, 2016

Além da praia, Lagoinha possui um rio que propicia mais uma experiência a seus visitantes. A Reserva Pedrinha, por exemplo, é um complexo com restaurante, redário dentro e fora da água doce. A comida é uma delícia e o lugar, em meio a muito verde, é incrível.

Reserva Pedrinhas, Paraipaba - CE, by Luciana de Paula, 2016

Reserva Pedrinhas, Paraipaba – CE, by Luciana de Paula, 2016

Seguindo em frente chegamos à linda Flecheiras. Uma vila charmosa com mar azul, piscinas naturais, largas faixas de areia e dunas branquinhas ao fundo.

Praia de Flecheiras, Flecheiras - CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Flecheiras, Flecheiras – CE, by Luciana de Paula, 2016

Flecheiras é tão atraente que não resistimos e decidimos ficar por ali por dois dias. Um lugar que tem de tudo para ser um novo point. Um único ponto negativo, que percebemos ser o mesmo em quase todas as praias do Ceará, é o lixo que se acumula pela areia. Esperamos que as autoridades corrijam isso o quanto antes para que lugares como esse sejam paraísos naturais.

Praia de Flecheiras, Flecheiras- CE, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Flecheiras, Flecheiras- CE, by Luciana de Paula, 2016

Flecheiras nos conquistou por sua beleza pacata. A vilinha, durante à noite, se enche de alegria e, as poucas opções de bares e restaurantes se enchem de turistas e animação. E tudo pode ser feito a pé, e olha que estávamos na pousada mais distante. Para quem, como nós, fizer o trajeto de Fortaleza à Jeri, Flecheiras é uma encantadora e surpreendente parada para descansar e se encantar.

Super dicas:

– Como chegar: chegar em Fortaleza é fácil, de avião vôos chegam de todo os lugares do Brasil. Já alguns dos lindos lugares que fomos será necessário carro, seu ou alugado, ou fechar pacotes turísticos pela região. Para a praia de Cumbuco que fica ha 40 km ao norte pode ser um passeio de buggy que inclui também as dunas da região. Lagoinha fica ha 110 km e Flecheiras ha 142 km, para estes lugares também existem passeios de Fortaleza.

– Onde ficar: em Flecheiras chegamos no mês de julho, ou seja, poucas vagas e preços altos. Acabamos conseguindo ficar na Pousada Brisa do Mar, a primeira chegando na vila. Simples, mas com ótimo custo benefício.

– O que fazer: Cumbuco, esta praia é extensa mas ela possui um ponto muito charmoso, bem em frente ao bar Kite Cabana Lounge, com ótima estrutura e vista. Lagoinha, esta charmosa praia já é linda por si só, aproveite para curtir um período de praia ou uma refeição ali, e não se esqueça da Reserva Pedrinhas que é um ótimo lugar para almoçar, nadar em água doce e ficar de preguiça nas redes dentro ou fora da água. Em Flecheiras fique de olho na tábua de marés, curta as piscinas naturais de dia e a vila à noite. A Pizzaria Nônô é uma ótima opção.

Share Button