Cataratas do Iguaçu, a fantástica força das águas

0 Flares 0 Flares ×

Saímos de Bonito e seguimos viagem rumo à Foz do Iguaçu. Uma pausa no meio do caminho foi necessária, pois a distância era bem grande. Chegando no estado do Paraná, as rádios em espanhol nos mostram o quão pertinho estamos dos nossos vizinhos paraguaios. Nós adoramos sempre ouvir as rádios regionais, e ali foi divertido escutar as músicas e propagandas do Paraguai.

Chegamos em Foz numa sexta-feira de sol e calor, e ficamos em um hotel bem bacana. Isso porque meus pais iriam chegar à noite e passar alguns dias conosco ali, e isso merecia uma hospedagem mais acolhedora. Nós aproveitamos o finalzinho de tarde para resolver alguns temas pessoais e na madrugada fomos buscar meus pais no aeroporto. Em poucas horas que estávamos lá a temperatura mudou bruscamente, e infelizmente chuva era a previsão dos próximos dias.

Hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu - PR, by Luciana de Paula, 2016

Hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu – PR, by Luciana de Paula, 2016

O dia amanheceu como o previsto no site do tempo, chuva e frio. É nossa segunda vez em Foz e a segunda vez com tempo horrível. Fizemos nossa programação tentando adiantar passeios que o mau tempo não fosse tão crítico. Por isso, nossa primeira atração foi visitar a Hidrelétrica de Itaipu, para muitos pode parecer um passeio ultra chato, mas como gostamos de entender a história de onde visitamos, achamos que uma visita lá valeria a pena. Ali entendemos desde o impacto ambiental da Hidrelétrica até a importância deste patrimônio para todos nós. O passeio é feito quase que todo o tempo num ônibus, que percorre o local, então mesmo com chuva dá para suportar. Uma capa de chuva para proteger dos pingos e do frio é primordial.

Nesta noite aproveitamos o traslado e fomos ao Cassino no lado da Argentina. O Cassino envia um transporte para te buscar a custo de R$ 25 por pessoa, mas o valor é revertido em 2 cervejas (ou outra bebida) e mais R$ 15 em fichas para gastar também no Cassino. Ele ocorre à noite e deixa você aproveitar cerca de três horas no país vizinho. Nós fomos, brincamos um pouco com os vouchers que ganhamos e fomos aproveitar para jantar no restaurante do lugar, e apresentar aos meus pais o “bife de chorizo Argentino”. No Resort Iguazú há vários restaurantes, um deles é o de churrasco e de comida típica Argentina, o que nos proporcionou comer um dos melhores Bifes de Chorizo que já comemos na vida, acreditem, melhor que em Buenos Aires.

Tucano, Parque das Aves, Foz do Iguaçu - PR, by Luciana de Paula, 2016

Tucano, Parque das Aves, Foz do Iguaçu – PR, by Luciana de Paula, 2016

Outro lugar que eu tinha um pouco de receio de ir mas acabou que adoramos foi o Parque das aves. Um parque lindo onde você não verá as aves dentro do viveiro, na realidade você vai entrar no viveiro, é incrível, veja o vídeo. Este parque faz um trabalho muito bacana, recebe animais vítimas de contrabando e maus tratos e cuida deles. Lá passamos uma manhã muito agradável. Já à tarde fomos ao FreeShop do lado Argentino. Pena que o dólar alto não nos empolgou muito, pois na conversão os preços não estavam muito atrativos.

Adiamos ao máximo nossa visita às Cataratas com a esperança do tempo abrir. Mesmo não abrindo o sol resolvemos ir, afinal estávamos ali para isso. Fomos para a o país vizinho logo cedo. As Cataratas do lado Argentino são diferentes do lado brasileiro, na verdade são as mesmas quedas, mas vistas de uma perspectiva bem diferente. Você terá a oportunidade de ver dezenas de cachoeiras bem de perto e ainda irá quase que “mergulhar” na famosa Garganta do Diabo. com um barulho ensurdecedor, veja o vídeo. Mas esse passeio só vale a pena se tiver tempo, pois este é mais distante (ideal se estiver de carro ou já fechar o traslado) e dura o dia inteiro. Se for de carro, você precisa tirar a carta verde, nós tiramos em Foz do Iguaçu, numa Lotérica ao custo de R$ 45,00 por 3 dias, é só levar o documento do carro e a habilitação, você sai com a carta verde na hora e pode entrar no país vizinho sem problemas.

Garganto do Diabo, Cataratas do Iguaçu, lado argentino, Puerto Iguazu - Argentina, by Luciana de Paula, 2016

Garganta do Diabo, Cataratas do Iguaçu, lado argentino, Puerto Iguazu – Argentina, by Luciana de Paula, 2016

O parque argentino é enorme e possui várias trilhas e até um trenzinho que leva até a trilha da Garganta do Diabo. Já lá em cima, uma trilha suspensa te leva bem em cima das quedas, algo que do lado brasileiro vemos de longe.

Trenzinho, Cataratas do Iguaçu, lado argentino, Puerto Iguazu, Argentina, by Luciana de Paula, 2016

As Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro também tem seu charme e, mesmo com chuva, realmente são um espetáculo. Quanta água e quanta beleza. Começamos pelo “Macuco Safari” passeio de lancha que nos leva bem pertinho de algumas cachoeiras, claro que não são aquelas enormes que vemos nas imagens das Cataratas, mas é uma aventura emocionante e, no caso do dia em que fomos, bem fria, pois te molha da cabeça aos pés. Dica, se tiver leve uma câmera à prova d’água leve. Eu improvisei colocando a minha num saquinho plástico e consegui até fazer um videozinho, mas melhor não arriscar né.

Cataratas do Iguaçu, lado brasileiro, Foz do Iguaçu - PR, by Luciana de Paula, 2016

Cataratas do Iguaçu, lado brasileiro, Foz do Iguaçu – PR, by Luciana de Paula, 2016

Após o “banho” nas cachoeiras do Macuco, aliás, não se esqueça de levar toalha e outra muda de roupas para esse passeio, você vai precisar. Subimos para ver de perto as Cataratas, outro local que uma câmera a prova d’água ajuda muito, e, que mesmo sem aquela tradicional vista de um arco-íris em dias ensolarados, te deixa muito impressionado. O Parque tem até uma “pracinha de alimentação” estruturada, só fique bem atento, os quatis ficam de olho na sua comida e, se você não ficar bem esperto, podem levar seu lanche embora.

Quati, Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu - PR, by Luciana de Paula, 2016

Quati, Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu – PR, by Luciana de Paula, 2016

Foz do Iguaçu é uma cidade muito bonita e estruturada, além dos parques que visitamos, há outros como o Museu de Cera, tem shopping e muitas opções de restaurantes e bares. E para quem vai até lá, sugerimos colocar na agenda visitar com calma a Argentina e o Paraguai. A cidade de Puerto Iguazu, do lado argentino, é uma cidade pequena, mas charmosa e com restaurantes e lojas que valem a visita, fizemos até um post contando um pouco mais desta atração clique aqui.

Já o Paraguai, foi um lugar que particularmente não nos atraiu muito, mas queríamos ter a experiência de conhecer, já que estávamos ali tão pertinho e acabamos indo em um passeio. Na nossa opinião parece uma rua 25 de Março piorada, e como não curtimos muito muamba, pois somos muito desconfiados, não compramos nada, ou quase nada. Aproveitamos apenas a loja Monalisa que vende perfumes e cosméticos, pois já havíamos pesquisado e diziam que ali era tudo original. Desperdiçamos muito tempo por lá, pois fomos de manhã e o passeio era até o meio da tarde e em duas horas havíamos andado por tudo. Uma dica. Também não gosta de muamba? Negocie um passeio de menos horas ou feche um pacote de táxi, pode sair um pouquinho mais caro, mas não perderátanto tempo. E claro, peça ajuda do hotel para conseguir um táxi confiável.

Super dicas:

– Como chegar: Foz é um dos principais roteiros turísticos do Brasil, por isso, tem muito gringo lá. Voos chegam de todo o Brasil, faça uma cotação, mas se vier de São Paulo ou Curitiba, ir de carro é uma boa opção pois são apenas 1042 km e 637 km.

– Onde ficar: a cidade possui hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, mas por ser muito procurada é importante fazer a reserva com antecedência, opte por ficar no centro de Foz do Iguaçu. Nós sempre usamos o Booking (clique aqui), o Airbnb pode ser uma boa opção para um grupo maior.

– O que fazer: Visitar as Cataratas, tanto o lado argentino quanto brasileiro, é o que tem de melhor. Mas se tiver tempo de fazer apenas um deles, nós curtimos mais o lado Argentino, apesar de ser mais complexo para chegar.

– Imperdível: aproveitar que está do ladinho de outros países e conhecer um pouquinho suas particularidades. O lado argentino, a cidade de Puerto Iguazu, tem Cassino, restaurantes e o famoso freeshop, no lado paraguaio, a Ciudad del Leste, é boa para quem adora compras, só não é muito charmosa. Mas já que está ali, visite as duas.

– Nós podemos te ajudar com a sua viagem pelo Brasil, solicite uma sugestão de roteiro sem custo: clique aqui.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Cataratas do Iguaçu, lado argentino, Puerto Iguaçu - Argentina, by Luciana de Paula, 2016

Cataratas do Iguaçu, lado argentino, Puerto Iguaçu – Argentina, by Luciana de Paula, 2016