O frio e as lindas paisagens da Serra Catarinense

O frio e as lindas paisagens da Serra Catarinense

0 Flares 0 Flares ×

Saímos de Foz do Iguaçu sentido Curitiba e demos uma pequena pausa no caminho, na cidade de Guarapuava, uma das mais frias do estado do Paraná. Passamos uma noite ali e seguimos viagem com uma pequena pausa turística na cidade de Imbituva, pois minha mãe estava curiosa para conhecer as lojas dessa pequena cidade famosa pelos bons preços de malhas e lãs. Foram algumas horas de compras e seguimos para Curitiba, cidade onde mora minha família, para um descanso e para lavar as roupas antes de seguir para o sul.

Chegada à Serra Catarinense, Urubici – SC, by Luciana de Paula, 2016

Saímos de Curitiba pela BR 116 sentido RS. Nossa parada para o almoço foi em Lages – SC, encontramos uma padaria incrível chamada Divina Panetteria. De lá pegamos a BR 282 sentido Urubici. Em pleno mês de setembro chegamos às cidades serranas de Santa Catarina com temperaturas bem baixas e, por incrível que pareça, próximas a zero.

Em Urubici procuramos uma pousada para passar a noite e encontramos a Pousada das Flores. A cidade é pequena e charmosinha, mas ainda com pouca estrutura para o turismo. Ela é bem localizada para alguns passeios como o Morro da Igreja, Pedra Furada, Véu da Noiva e até mesmo para a Serra do Rio do Rastro. A noite acabamos jantando na própria pousada, que têm um restaurante bem gostoso. Lá apresentei para o Clau a sopa “capeletti in brodo”, uma espécie de sopa com capeletti…para os dias frios ela é perfeita com um vinho…hummm.

Vista da Pedra furada no Morro da Igreja, Urubici – SC, by Luciana de Paula, 2016

No dia seguinte subimos de carro o Morro da Igreja até a vista que é cartão postal da região: a Pedra Furada. Este local é famoso por ter registrado a menor temperatura do Brasil, em 1996, 17,8 graus negativos.

Cachoeira Véu da Noiva, Urubici – SC, by Luciana de Paula, 2016

Depois passamos para ver a cascata Véu da Noiva. Almoçamos no restaurante do Sesc, aliás é ali no Sesc onde fica o Centro de Informações ao Turista de Urubici.

De Urubici seguimos para São Joaquim, famosa por ter as temperaturas muito baixas e por sempre ter casos de neve no inverno. No caminho paramos para ver a imponente cachoeira do Avencal que fica em uma propriedade particular.

Cachoeira do Avencal, Urubici – SC, by Luciana de Paula, 2016

São Joaquim é um pouco maior que Urubici, possui mais opções de estadia mas os preços são um pouco salgados. No centro de Informações conseguimos a indicação da Pousada Joaquim, na verdade é a casa da Dona Belmira que ela transformou em pousada. Quartos super simples mas, pela simpatia da senhorinha e sua família que estão sempre por ali, vale a estada.

Vinhos de Altitude, Serra Catarinense – SC, by Luciana de Paula, 2016

Passeamos pela cidade, fomos na Expo Neve, uma espécie de feira de artesanatos, e na Casa do Vinho degustar alguns vinhos de Altitude produzidos na região. À noite mais um dia de sopa, no Boulevard Café Colonial, para esquentar em uma noite muito, muito fria de primavera. Combinamos de acordar bem cedinho na manhã seguinte para ver a geada que estava prevista para a cidade. Acordamos às 6h e, como estávamos a uma quadra da praça principal, fomos pra lá e registramos 2 graus em pleno mês de setembro. Os gramados da cidade estavam todos branquinhos de gelo, a geada foi forte. Durante a madrugada certeza que fez temperatura negativa, sorte que na pousada da dona Belmira tinha colchão elétrico, que nos garantiu uma noite bem quentinha.

Frio, São Joaquim – SC, by Luciana de Paula, 2016

Depois do café seguimos viagem pela famosa Serra do Rio do Rastro (foto capa). Uma estrada incrivelmente sinuosa que dá medo só olhar. A visão panorâmica da Serra é possível lá de cima do mirante. No comecinho da descida da serra, do lado direito, há uma propriedade particular que tem uma vista para os cânions da serra do Rio do Rastro por outro ângulo, e também tem um parque eólico.

Serra do Rio do Rastro, por outro ângulo, Serra Catarinense – SC, by Luciana de Paula, 2016

Descer a serra é muito doido. Cada curva parece que a estrada vai acabar. Mas descendo devagar e com prudência é seguro. Curta a vista e não tenha pressa.

Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra – SC, by Luciana de Paula, 2016

A Serra Catarinense é realmente um lugar que merece ser visitado, mesmo no verão, pois existem muitas opções de cachoeiras e trilhas. Ainda tem muito que crescer em estrutura ao turista, mas a rusticidade do lugar é um dos charmes destas pequenas cidades de serra de interior.

Super dicas:

– Como chegar: a Serra Catarinense fica a aproximadamente 170 km da capital Florianópolis e de lá voos chegam de todo o Brasil, faça uma cotação. De carro é super tranquilo e o caminho até chegar nas cidades de serra possuem lindas paisagens.

– Onde ficar: as cidades de Urubici e São Joaquim, além de serem as mais frias de Santa Catarina, também possuem muitas atrações para serem visitadas como fazendas, trilhas, cachoeiras. Possuem também restaurantes de cafés coloniais e vinícolas de uvas de altitude. Por isso, opte por ficar em uma delas, ou nas duas, para conhecer melhor o lugar. Reserve agora acessando o Booking, os preços são sempre mais em conta.

– Imperdível: subir no Morro da Igreja em Urubici para curtir a vista que é cartão postal da região. Descer a incrível estrada da Serra do Rio do Rastro e visitar a Cachoeira do Avencal, com uma queda d’água de 100 metros. Não deixe de provar os vinhos de altitude da região que são servidos nos restaurantes ou apresentados para degustação na Casa do Vinho em São Joaquim.

– Nós podemos te ajudar com a sua viagem pelo Brasil, solicite uma sugestão de roteiro sem custo: clique aqui.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Cascata Barreirinha, Urubici – SC, by Luciana de Paula, 2016

 

Morro da Igreja, Urubici – SC, by Luciana de Paula, 2016

 

Cidade de Urubici, Serra Catarinense – SC, by Luciana de Paula, 2016

 

Igreja Matriz Nosso Senhora Mãe dos Homens, Urubici – SC, by Luciana de Paula, 2016

 

Claudinei, Luciana, Dona Belmira, São Joaquim – SC

Share Button