Campos do Jordão, também no verão

Campos do Jordão, também no verão

0 Flares 0 Flares ×

Um fim de semana em Campos do Jordão já é tempo suficiente para se apaixonar por essa fria cidadezinha. Já havíamos ido para lá duas vezes com amigos, sempre no inverno. Foi a primeira vez que fomos em pleno verão, considerada baixa temporada. O primeiro desafio foi encontrar uma pousada boa e barata. Sim, a cidade possui diversas opções de hotéis e pousadas, mas o preço é bastante salgado mesmo fora da estação fria. O Booking acaba sendo uma ótima saída, pois além da busca de preços, os comentários nos ajudam muito na escolha. Encontramos a Pousada do Vento, diária a partir de R$170,00 o casal, super barato para a região. Como fomos em cinco pessoas, um quarto duplo e um triplo foram perfeitos. Com hospedagem ok, era só esperar o sábado para aproveitarmos o que SP tem de melhor.

Saímos de SP sábado as 10hs da manhã, por sorte o tempo deu uma refrescada e isso deixaria nossa viagem ainda mais a cara de Campos. Chagando lá por volta da uma da tarde e fomos direto para a Vila Capivari, que é onde estão as principais lojas e restaurantes da cidade e, claro, com o arquitetura e charme europeu que só Campos proporciona. Uma voltinha entre lojas e shoppings e a primeira parada para comer. Opções de restaurantes é o que não falta. Optamos pelo Safari, ao lado do Baden Baden. Comida gostosa, boa música e atendimento, só o preço que foi tão salgado quanto o bacalhau que comemos, mas em Campos não temos muita escolha, os preços são realmente bem altos para tudo. Após o almoço, um doce numa das chocolaterias com certeza é parada obrigatória. O difícil é escolher qual, dentre as dezenas de opções.

Após esse primeiro passeio, fomos conhecer e nos instalar na pousada, que superou nossas expectativas, simples mas muito aconchegante e atendimento fantástico. Já chegamos sendo recepcionados com um café e bolo caseiro quentinhos, quer coisa melhor para se sentir em casa mesmo fora dela? A dona, Michele, foi muito receptiva e simpática, nos deu várias dicas da cidade e no dia seguinte nos preparou um café da manhã digno de muitos elogios. Próxima da avenida principal e da entrada da cidade o local também é caminho de vários pontos turísticos. Quer dica para onde ficar com ótimo custo benefício? Pousada do Vento com certeza.

Pico Itapeva, 2015, por LP

Pico Itapeva, 2015, por LP

Um descanso, um banho e fomos aproveitar a cidade. Subimos o Pico do Itapeva para ver se tínhamos a sorte de ver o pôr do sol. A estradinha que sobe para o Pico é linda, cheia de pousadas e hotéis de luxo tipo castelos europeus. Infelizmente não tivemos sorte. A neblina estava muito fechada, não conseguimos ver nada, só curtimos o friozinho dos mais de 2mil metros acima do nível do mar.

Vista do Morro do Elefante, Campos do Jordão, 2015, por LP

Vista do Morro do Elefante, Campos do Jordão, 2015, por LP

 

Teleférico, Campos do Jordão, 2015, por LP

Teleférico, Campos do Jordão, 2015, por LP

De lá fomos conhecer outros pontos. Como o Morro do Elefante, que também tem uma ótima vista da cidade. Lá tem a estação final do Miniférico, para os corajosos. Uma forma “voar” sentado sobre o bairro do Capivari. Uma pena o restaurante que tem lá em cima não estar aberto pois a vista e o clima fresco convidam para café ou chocolate quentinhos. Provavelmente só abrem em temporada.

Continuamos o passeio pela cidade, Bairro Jaguaribe, trilho Trem e do bondinho. Aliás, esse foi um passeio que não tivemos tempo de fazer mas que parece valer muito a pena. Construída em 1914, a centenária ferrovia turística oferece passeios pela cidade e também ligações entre outras pequenas cidades vizinhas como Santo Antônio do Pinhal e Pindamonhangaba.

A noite, claro, mais uma voltinha pela Vila Capivari, que fica ainda mais charmosa com as luzes da rua e das fachadas acesas. E a ida ao bar da Baden Baden é parada obrigatória para quem visita à cidade. Um cardápio com muitos pratos alemães, regados com muita cerveja, além de fondue e petiscos variados. De lá um café ou chocolate quente cremoso da chocolateria Montanhês também são imperdíveis e ótimos para aquecer na noite fria, ou fresca.

Noite de Campos do Jordão, 2015, por LP

Noite de Campos do Jordão, 2015, por LP

 

Chocolate cremoso, Montanhês, Campos do Jordão, 2015, por LP

Chocolate cremoso, Montanhês, Campos do Jordão, 2015, por LP

Na manhã seguinte tentamos novamente a vista do Pico do Itapeva, mais uma vez a neblina intensa não nos deixou ter a privilegiada vista de Campos do Jordão e de mais dez cidades da região da serra. Mas, mais uma vez aproveitamos as lindas paisagens do caminho. De lá fomos visitar as Duchas de Prata. Bem menor do que imaginávamos, o lugar abriga algumas cascatas de água e uma mini vilinha de lojas de artesanato. Vale conhecer mas nossa expectativa era de grandes cachoeiras, pelo menos era o que parecia nas fotos das revistas.

Duchas de Prata, Campos do Jordão, 2015, por LP

Duchas de Prata, Campos do Jordão, 2015, por LP

 

Artesanato nas Duchas de Prata, Campos do Jordão, 2015, por LP

Artesanato nas Duchas de Prata, Campos do Jordão, 2015, por LP

Tudo que é bom dura pouco e chega a hora de irmos embora, no caminho paramos no Mirante Vista Chinesa, que fica no pé da serra na chegada e saída de Campos.

Vista Chinesa, Campos do Jordão, 2015, por LP

Vista Chinesa, Campos do Jordão, 2015, por LP

E a última parada, já no caminho foi no Restaurante Leite na Pista, bom, além de leite e sandubas bem caseiros, não espere muita opção no cardápio. Lanches simples mas que são compensados com a vista para um lago nos fundos do lugar.
Dois dias intensos, frescos e muito, muitos agradáveis em Campos do Jordão também no verão.

Share Button