Das águas geladas da Chapada dos Guimarães ao calor escaldante de Cuiabá

Das águas geladas da Chapada dos Guimarães ao calor escaldante de Cuiabá

0 Flares 0 Flares ×

Nossa terceira e última Chapada, sim, podemos dizer que conhecemos as três chapadas brasileiras. E que chapadas! Cada qual com seus encantos, e uma bem diferente da outra. A Chapada dos Guimarães fica no estado do Mato Grosso, ao norte da capital Cuiabá. De carro são cerca de 60 km, um pouco mais de uma hora de viagem. O Caminho de Goiânia até lá já nos foi um presente, plantações e mais plantações de algodão por todo o caminho, uma vista linda de “flores” brancas e gigantes rolos de algodão, algo novo e lindo para nós.

Plantação de Algodão, Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

Plantação de Algodão, Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

A cidade de Chapada dos Guimarães é a porta de entrada para o parque de mesmo nome e também onde ficam os principais atrativos da região. Uma pequena cidade de interior, com uma grande praça principal, lojinhas e restaurantes nas proximidades, algumas poucas opções de pousadas e atrações naturais para vários dias de aventura. Andamos bastante para encontrar uma pousada razoável a preço acessível, o que era bom era caro, e o barato é péssimo.

A Cidade Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

A Cidade Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

Até chegarmos numa pousadinha na praça e encontrarmos um meio termo, ufa, e foi ali que ficamos. E o restaurante Pomodori, bem pertinho da praça, que diz ter as melhores empadas da região, realmente tem razão e vale a visita hummm.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães têm muitas das atrações desta chapada. Atualmente, estão abertos à visitação o Mirante do Véu de Noiva, o Circuito das Cachoeiras, a Casa de Pedra, Cidade de Pedra e o Morro de São Jerônimo. Exceto o Mirante Véu de Noiva, os demais atrativos necessitam de agendamento prévio com guias ou condutores autorizados pelo Parque. Como no nosso primeiro dia ali nós chegamos já era de tarde, só fomos liberados a ir até a Cachoeira do Véu da Noiva, uma queda de mais de 80 metros que pode ser admirada após uma curta caminhada. Realmente uma vista deslumbrante.

Cachoeira Véu da Noiva, Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira Véu da Noiva, Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

No dia seguinte, voltamos de manhã ao parque para fazer a menor das trilhas do parque, aproximadamente 1 km de caminhada tranquila para chegar às cachoeiras dos Namorados e Cachoeirinha. Essa é uma das trilhas mais fáceis do parque e para ser feita o visitante deve chegar até meio dia para poder entrar. Todas as outras trilhas são mais longas e necessitam de guia e por isso optamos por não fazê-las. Apenas a Véu da Noiva e essa trilha das Cachoeiras dos Namorados e Cachoeirinha são gratuitas e não precisa de guias. No site do Parque tem a lista de guias indicados por eles, http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html.

Cachoeirinha, Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeirinha, Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

Nas proximidades da cidade de Chapada dos Guimarães há algumas atrações em propriedades particulares que também valem a visita. São muitas então tem que se pesquisar bastante para se ter tempo e dinheiro para fazer o que mais gosta. Após pesquisarmos bastante, optamos por ir até a Cachoeira da Geladeira, que o próprio nome já diz, tem águas incrivelmente congelantes. Ela fica perto da cidade, seguindo por uma estrada de terra, lá pagamos R$ 7,00 por pessoa e fomos liberados a entrar. Após uma trilha de uns 300 metros chegamos à queda d´água gelada que fica entre pedras e mata fechada. Se não fosse a baixa temperatura, seria um ótimo lugar para um mergulho em águas cristalinas. Quem sabe no verão e com calor escaldante teríamos mais coragem.

Cachoeira da Geladeira, Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

Cachoeira da Geladeira, Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

Fomos também ao Mirante Penhasco, que fica dentro da pousada Penhasco. Uma pousada incrível, que além de instalações maravilhosas e um restaurante, tem uma vista particular maravilhosa de toda a Chapada. Era dia de semana e o restaurante estava fechado, então a visita ao mirante é feita apenas pelos hóspedes da pousada ou a quem esteja disposto a pagar um day use. Nós não estávamos hospedados nem tínhamos grana e tempo para um day use, mesmo achando que seria um ótimo investimento pela estrutura que vimos. Então contamos de nossa expedição e do Blog Minha Viagem Perfeita e o Gerente nos deixou entrar e acessar o Mirante.

Mirante do Penhasco, Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

Mirante do Penhasco, Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

A partir do restaurante, são cerca de 900 metros de trilhas pela mata até chegarmos ao Mirante Penhasco. De lá a vista da Chapada é incrível, e ao fundo se vê até os prédios de Cuiabá, mesmo estando mais de 60 km dali. Uma dica? Se como nós não puder se hospedar ali na Pousada Penhasco, guarde uma grana para um day use ou ir ao restaurante, assim poderá ter acesso a essa vista incrível a partir do mirante.

Mirante do Penhasco, Chapada dos Guimarães - MT, by Luciana de Paula, 2016

Mirante do Penhasco, Chapada dos Guimarães – MT, by Luciana de Paula, 2016

Tivemos pouco tempo na Chapada dos Guimarães, mas já foi tempo bastante para nos encantarmos pelo lugar. Acima citamos o que conseguimos e optamos conhecer, mas há muita coisa a ser apreciada. No site a seguir há todas as atrações listadas e já com localização e valores para ajudar a programação http://www.chapadamt.com.br/pontosturisticoschapadamt.asp.

Museu Histórico do Mato Grosso, Cuiabá - MT, by Luciana de Paula, 2016

Museu Histórico de Mato Grosso, Cuiabá – MT, by Luciana de Paula, 2016

Dali fomo para Cuiabá, a escaldante capital do Mato Grosso. Chegamos lá já com 41 graus e um sol de “rachar o coco”. Deu até saudade das águas geladas da chapada. Assim que chegamos já fomos para o centro histórico para entender um pouco mais sobre o lugar. Fomos ao Museu Histórico de Mato Grosso, e que ótima escolha para entender este estado tão desconhecido por nós. Lá, uma guia local conta toda a história da cidade e do estado, que se entrelaça com a história do nosso país.

Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, Cuiabá - MT, by Luciana de Paula, 2016

Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, Cuiabá – MT, by Luciana de Paula, 2016

Foi apenas uma noite em Cuiabá, para descansar e seguir viagem para nosso próximo destino: o Pantanal Mato-grossense.

Super Dicas:

– Como Chegar: Cuiabá é capital e, por possuir aeroporto, tem voos oriundos de diversas capitais. Para ir para a cidade de Chapada dos Guimarães são cerca de 60 km de carro, em estrada bem tranquila, ou de ônibus que saem constantemente da rodoviária de Cuiabá.

– Onde ficar: a cidade de Chapada dos Guimarães é a porta de entrada do Parque Nacional e, também, a base para se visitar todas as atrações da região. O preço das pousadas não é muito amistoso, então, pesquisa bastante tanto os preços quanto as avaliações de outros visitantes para não ter surpresas negativas. Infelizmente, quando visitamos os lugares mais em conta eles eram péssimos, e olha que nós somos até tranquilos.

– O que fazer: muitas são as atrações da Chapada dos Guimarães, para aproveitar ao máximo sua estadia lá pesquisa bem as atrações e as que mais têm a ver com seu passeio. Algumas têm trilhas longas e outras curtas, isso também tem que ser levado em conta. O site da cidade tem todas as atrações http://www.chapadamt.com.br/pontosturisticoschapadamt.asp.

– Imperdíveis: ir ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é realmente imperdível e tem atrações para vários dias. As duas atrações que visitamos lá Cachoeira Véu da Noiva e Cachoeiras dos Namorados e Cachoeirinha são as mais fáceis de chegar e gratuitas. Mas todas as outras atrações parecem incríveis, se fizer mais coisas, contribua contando pra gente como foi.

– Acesse os posts das outras Chapadas do Brasil, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros.

– Estivemos na Chapada dos Guimarães e Cuiabá em Agosto de 2016.

– Nós podemos te ajudar com a sua viagem, solicite o seu roteiro: clique aqui.

– Estamos no instagram e facebook: @mvperfeita.

Share Button