Trancoso e seu famoso Quadrado

Trancoso e seu famoso Quadrado

0 Flares 0 Flares ×

Chegamos na Bahia com animação total, nordeste é sempre sinônimo de muito sol e calor e praias lindas. E foi por isso que escolhemos ir direto para Trancoso, para começar nossa estada com o pé direito. A viagem foi longa, de Itaúnas – ES, nosso último destino, até Trancoso foram 390 km e mais de 5 horas de viagem, sendo cerca de 50 km de estrada de terra.

Quadrado, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

Quadrado, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

Ao chegar em Trancoso fomos direto para o famoso Quadrado, para já termos uma ideia de onde ficariam a badalação e os pontos a serem visitados. Logo depois fomos em busca de pousada, e tivemos a sorte de conseguir uma bem pertinho do agito, ótimo pois assim o carro ficou paradinho por dois dias e nossos passeios pelo vilarejo poderiam ser feitos sempre a pé. O Quadrado é uma espécie de centrinho, a Igreja São João Batista bem pertinho do mar, na frente dela um quadrado gramado com duas ruazinhas de terra ao redor, com casinhas coloridas, ateliês, restaurantes sofisticados com luzes e sofás confortáveis e bares diversos, todos juntos dão a cara de Trancoso.

No dia que chegamos era lua cheia e a dona da pousada nos convidou a ir com ela e um grupo de hóspedes ver a lua “nascer” na praia, bem atrás da igrejinha. Claro que topamos, foi só tempo de buscar as malas no carro, colocar no quarto e pegar a máquina fotográfica. Que imagem incrível, realmente o cenário de lua cheia nascendo bem atrás do famoso Quadrado foi como ver uma cena de obra de arte, nossa foto parece montagem, mas não é.

Nessa primeira noite, cansados da viagem, decidimos deixar para aproveitar a badalação outro dia e optamos por jantar a famosa tapioca na barraca Delícia do Quadrado. NOOOSSA, a melhor tapioca que comemos até hoje, uma mistura de sabores e uma beiju crocante por fora e macia por dentro. Super indicamos. A minha foi a Juliana, com carne seca, queijo coalho e banana da terra frita, só de descrever deu água na boca, hummm.

Que sorte termos ido ver a lua no primeiro dia, isso porque nossos segundo e terceiro dias foram chuvosos, mas chuvosos mesmo. Ficamos até um pouco frustrados pois chegamos na Bahia pensando em ter sempre sol e calor. Trancoso é um pouco difícil em dias de chuva, com exceção de algumas avenidas de acesso, as ruas do Quadrado e de acesso às praias são de terra, com chuva… de lama.

Praia Nativos e Coqueiros, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia Nativos e Coqueiros, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

Nosso segundo dia em Trancoso foi totalmente de chuva, sem muito o que fazer aproveitamos para ficar na pousada, descansar, e escrever posts para o Blog, hehehe. No finalzinho do dia, quando a chuva ficou fraquinha, só uma garoa, decidimos encarar a lama e fomos até a praia dos Nativos, lá há uma grande estrutura de bares na areia, mas estavam todos fechados. E o encontro do rio Trancoso com o mar, mesmo com chuva, é lindo.

Casa sobre o Rio Trancoso, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

Casa sobre o Rio Trancoso, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

No terceiro dia a chuva resolveu dar uma trégua, assim que parou saímos em busca de conhecer a Praia dos Coqueiros. Chegando na trilha o sol resolveu dar uma espiada no mar e, que sorte a nossa, chegamos na areia e pudemos ter uma vista privilegiada das duas praias, Coqueiros e Nativos, separadas pelo rio Trancoso. A trégua durou pouco, mas foi suficiente para entendermos o porquê de Trancoso ser tão famosa por suas praias e seu charme.

Trilha para a Praia dos Coqueiros, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

Trilha para a Praia dos Coqueiros, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

Nossa experiência em Trancoso foi totalmente afetada pela chuva, lugar de praia realmente só combina com sol, ou pelo menos sem chuva. Mas sabemos que, com certeza, é um lugar lindo e combina com quem gosta de curtir bons bares pé na areia, descansar em cadeiras de praia confortáveis e comer bem em restaurantes sofisticados no Quadrado. A chuva também inviabilizou os passeios para outras praias da região, como Praia do Espelho e Caraíva.

Super Dicas:

– Como chegar: Trancoso fica a 47 km de Porto Seguro, cidade que possui aeroporto com grande fluxo de voos vindos de todo Brasil. Há duas opções, de Porto Seguro ir via Balsa para Arraial D’Ajuda e depois pegar a estrada.

– Onde Ficar: O acesso às praias mais próximas e lugares turísticos ficam todos perto do Quadrado, sendo assim, quando buscar onde ficar tente sempre ficar o mais próximo possível de lá, principalmente se não estiver de carro. Aliás, no quadrado não tem acesso a veículos e estacionar nas ruas próximas é bem difícil.

– Onde ir: Caminhar pelo Quadrado e ir curtir as praias Nativos e dos Coqueiros, as duas praias podem ser vistas de forma panorâmica do Mirante atrás da igrejinha. Nas proximidades de Trancoso, há dois lugares famosos por suas praias, que não fomos por conta da chuva, são eles Praia do Espelho e Caraíva, que todos da região dizem serem imperdíveis. O acesso para ambos é via estrada de terra. Praia do Espelho fica a 32 km e Caraíva a 46 km, se quando for estiver tempo bom, vá lá e nos conte como foi. Agências de turismo fazem passeios para estes destinos.

– Arraial D’ajuda fica a 42 km e Porto Seguro a 46 km, se ficar mais tempo em Trancoso, aproveite para visitar estes destinos incríveis.

– Imperdível: a tapioca da barraca Delícia do Quadrado é realmente imperdível, se for lá, coma uma tapioca por mim, hummm.

Mais imagens que marcaram neste destino:

No manguezal o caranguejo é o rei, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

No manguezal o caranguejo é o rei, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

 

Um barco, rio, areia e mar, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

Um barco, rio, areia e mar, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

 

Encontro do Rio com o Mar na praia Nativos, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

Encontro do Rio com o Mar na praia Nativos, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

 

Praia dos Coqueiros, Trancoso - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia dos Coqueiros, Trancoso – BA, by Luciana de Paula, 2016

Share Button