Ilhéus e Itacaré, de Jorge Amado a Havaizinho na Costa do Cacau

Ilhéus e Itacaré, de Jorge Amado a Havaizinho na Costa do Cacau

0 Flares 0 Flares ×

Seguimos viagem de Comandatuba sentido Ilhéus, e a vantagem de estarmos de carro foi que já pudemos ir apreciando as praias ao sul de Ilhéus, como as famosas Olivença e a dos Milionários. A primeira tem uma superestrutura beira mar que atrai turistas locais e de fora nos finais de semana e feriados. Nós não aproveitamos porque passamos ali numa segunda pela manhã, e estava tudo fechado, mas para quem vai em finais de semana deve ser o maior agito.

Cristo, Ilhéus - BA, by Luciana de Paula, 2016

Cristo, Ilhéus – BA, by Luciana de Paula, 2016

Quando chegamos em Ilhéus o tempo estava bem nublado, o que atrapalhou um pouco nossa vista das praias da cidade. Mas aproveitamos para passear pelo centro e conhecer a Catedral de São Sebastião, o teatro Municipal e, claro, a Casa de Cultura – Jorge Amado. O museu, que já foi casa do artista, hoje é dedicado a ele, possui seu nome e ressalta sua importância e suas obras. Para visitar o local é cobrada uma taxa de R$10, a visita é acompanhada por guias que contam toda a trajetória do autor. Vale super a pena.

Obras de Jorge Amado, Ilhéus - BA, by Luciana de Paula, 2016

Obras de Jorge Amado, Ilhéus – BA, by Luciana de Paula, 2016

Ilhéus com certeza tem muito mais do que conseguimos visitar neste dia que passamos ali. Mas decidimos seguir viagem. Ao seguirmos em direção às praias do norte da cidade encontramos a loja, e também fábrica de “Chocolate Caseiro de Ilhéus”. Foi uma deliciosa pausa para conhecer a primeira fábrica de chocolates da Bahia, que ressalta a importância da cidade no ciclo do Cacau, época em que o fruto era considerado o “ouro branco” do país devido ao seu valor. Quando fomos já não era mais horário, mas descobrimos que é possível visitar a fábrica produzindo os chocolates, só que isso acontece apenas as 14:00hs. Quando for lá, ligue antes para não perder a oportunidade da visita. Outro lugar que ficamos sabendo que seria bacana conhecer, mas que infelizmente não pudemos ir, é a Fazenda Primavera. Na verdade, lemos essa indicação no nosso Guia de Viagens, mas chegando lá perguntamos no Centro de Informação ao Turista e a alguns moradores locais, mas ninguém sabia explicar como chegar lá. Provavelmente quem for em pacotes de agência de turismo terá mais sorte.

Fábrica Chocolate Caseiro Ilhéus, Ilhéus - BA, by Luciana de Paula, 2016

Fábrica de Chocolate Caseiro Ilhéus, Ilhéus – BA, by Luciana de Paula, 2016

De Ilhéus seguimos para Itacaré, que fica a 72 km adiante pela rodovia BA-001. Chegando na cidade passamos pelo centro e fomos para a área das pousadas, na Praia da Concha. O acesso não estava muito fácil, a maior parte das ruas na cidade é de terra e tinha chovido, o que fez muitas poças e lama. Passamos por algumas pousadas e acabamos encontrando uma que resolvemos ficar. A pousada não era lá grandes coisas, então nem vale indicar aqui, mas conhecemos nela a Juliana, a Cris e o Júnior, que trabalham na pousada e nos ajudaram bastante com dicas e sugestões. Mais amigos pelo caminho.

Pôr do Sol Mirante do Xaréu, Itacaré - BA, by Luciana de Paula, 2016

Pôr do Sol Mirante do Xareu, Itacaré – BA, by Luciana de Paula, 2016

Aproveitamos o final da tarde para ver o pôr do sol no Mirante Ponta do Xareu, do ladinho da Praia das Conchas, nas pedras do mirante ficam os casais e grupos esperando o anoitecer. A vista é realmente muito bonita, dizem que é a melhor vista da região. A Praia da Concha possui a melhor estrutura de pousadas, a água é mansa e possui alguns restaurantes pé na areia, mas vá cedo, nos dias de semana a noite desta praia é quase deserta, os bares fecham e há pouca iluminação. O point de Itacaré é a área conhecida como Pituba, com muitas opções de lojinhas de artesanato, bares e restaurantes. Ótimo ir à noite para passear com calma e comer bem.

Praia da Concha, Itacaré - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia da Concha, Itacaré – BA, by Luciana de Paula, 2016

Mais próximas da Vila de Itacaré há também as praias Resende, Tiririca e Ribeira. Os nativos falam muita da Prainha, que se chega de trilha a partir da Ribeira, mas nos botaram um pouco de medo dizendo que quem não vai com guia fica na mira dos assaltantes, para não arriscar decidimos não ir. Um pouco mais afastadas dali estão as mais lindas praias da região, Havaizinho, Engenhoca, Gamboa e Itacarézinho. Para chegar até elas é preciso estar de carro ou ir com um passeio. Nós seguimos pela BA-001 sentido Ilhéus, as placas são difíceis então tem que ficar atento para a parada na estrada. Uma barraquinha sinaliza, o carro fica ali na beirinha do asfalto mesmo e já verá o acesso às trilhas que levam às praias Havaizinho, Engenhoca e Gamboa. Primeiro fomos na Engenhoca, uma praia especialmente para surfistas e aprendizes, com ondas singulares, um riozinho que encontra o mar. Voltamos uma parte da trilha e seguimos outro caminho que levava a praia Havaizinho, que vista. Você chega num gramado bem na beirinha de pedras e mar, depois segue mais uma trilhazinha até a praia, são apenas alguns metros de praia, de água cristalina, coqueiros e areia branca.

Praia da Engenhoca, Itacaré - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia da Engenhoca, Itacaré – BA, by Luciana de Paula, 2016

Da praia Itacarézinho, caminhando pelas pedras, uma nova trilha um pouco mais fechada leva à praia de Gamboa, no finalzinho tem até uma corda para ajudar os visitantes a descerem as pedras e chegarem na areia. Totalmente deserta, sem bares, barracas ou qualquer tipo de estrutura, mas com um visual paradisíaco. As três praias são muito charmosas, para quem gosta de curtir uma praia sem muvuca são ideais. Nossa preferida foi Havaizinho.

Praia de Havaizinho, Itacaré - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Havaizinho, Itacaré – BA, by Luciana de Paula, 2016

Um pouco mais a frente tem a praia Itacarézinho, mas chegando no acesso descobrimos que a entrada passa por uma propriedade particular e, por isso, eles cobram R$ 30 por carro. Ficamos curiosos, mas não achamos justo pagar tudo isso para acessar uma praia pública. Bom, dizem que essa praia é linda, mas desta vez ficamos só na imaginação.

Super dicas:

– Como ir: Ilhéus possui aeroporto com voos oriundos de todo Brasil. De lá, de carro, dá para ir para Itacaré pela BA-001, são cerca de 72 km.

– Onde Comer: A área conhecida como Pituba em Itacaré possui várias opções, nós fomos no Mediterrâneo e super indicamos. Além de deliciosa a comida é razoavelmente em conta quando se pede para duas pessoas.

– Imperdível: o pôr do sol do Mirante do Xareu realmente vale a vista. As praias Engenhoca e Havaizinho também merecem ser visitadas, mesmo sendo mais difíceis de chegar. Siga de Itacaré sentido Ilhéus por aproximadamente 15 km até o acesso às trilhas. São cerca de 2000 metros de trilha até a última praia Gamboa. Até Engenhoca cerca de 700 metros e depois até Havaizinho mais uns 400 metros. A trilha se divide, para um lado Engenhoca e para o outro Havaizinho. No canto da praia de Havaizinho, subindo as pedras, tem a trilha para Gamboa. Nas praias de Havaizinho e Engenhoca têm uma pequena estrutura que vende bebidas e porções.

 

Mais imagens que marcaram neste destinho:

Catedral São Sebastião, Ilhéus - BA, by Luciana de Paula, 2016

Centro da Cidade com a Catedral São Sebastião ao Fundo, Ilhéus – BA, by Luciana de Paula, 2016

 

Azulejos da Casa de Jorge Amado, Ilhéus - BA, by Luciana de Paula, 2016

Azulejos da Casa de Cultura Jorge Amado, Ilhéus – BA, by Luciana de Paula, 2016

 

Casa de Cultura Jorge Amado, Ilhéus - BA, by Luciana de Paula, 2016

Casa de Cultura Jorge Amado, Ilhéus – BA, by Luciana de Paula, 2016

Share Button