Salvador e Praia do Forte, surpreendentemente belas

Salvador e Praia do Forte, surpreendentemente belas

0 Flares 0 Flares ×

A capital baiana nos surpreendeu e muito. Tudo que sabíamos sobre Salvador estava relacionado às matérias e comentários de quem já foi, e do que lemos imaginávamos uma grande muvuca. E não foi isso que vimos lá. Tudo bem que fomos em uma época bem distinta do carnaval, e circulamos pela cidade em dia de semana, pode ser que em finais de semana a cidade fique mais lotada de turistas. Mas então, tivemos sorte!

Pelourinho, Salvador - BA, by Luciana de Paula, 2016

Pelourinho, Salvador – BA, by Luciana de Paula, 2016

Chegamos em Salvador via Ferry-Boat, foi uma hora de travessia da ilha de Itaparica até a capital. De lá fomos direto para o apartamento da Luana, nossa primeira experiência com Airbnb, que aliás foi ótima e vamos incluir este tipo de estadia para outras etapas de nossa viagem. Decidimos testar o aplicativo por duas razões, a primeira porque em capitais as pousadas costumam ser mais caras, a segunda porque precisávamos de um local para lavar nossas roupas, as limpas já estavam quase no fim. Ao escolher o local analisamos bem os comentários de outras pessoas que já haviam se hospedado lá, e para nossa alegria tudo que disseram era totalmente verídico. O lugar além de ter ótima estrutura era muito bem localizado, bem pertinho da praia do Farol da Barra. Ficar ali além de nos possibilitar colocar nossa roupa suja em dia, foi bom para nos sentirmos em casa, descansarmos, e até economizar um pouco com alimentação cozinhando em casa.

Praia da Barra, Salvador - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Farol da Barra, Salvador – BA, by Luciana de Paula, 2016

Foi ali também que agendamos a revisão do nosso carro, sim gente já se passaram mais 10 mil km rodados e, como ainda temos muita estrada pela frente, nosso carrinho precisava de revisão preventiva. Levamos o carro na concessionária da Peugeot e, enquanto cuidavam dele, fomos passear por Salvador de ônibus mesmo.

Vista do Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Baía de Todos os Santos ao Fundo, Salvador - BA, by Luciana de Paula, 2016

Vista do Elevador Lacerda, Mercado Modelo e Baía de Todos os Santos ao Fundo, Salvador – BA, by Luciana de Paula, 2016

Começamos pelo Elevador Lacerda, descobrimos lá que ele é muito mais que um ponto turístico, trata-se de um meio de locomoção muito eficiente para ligar a cidade baixa à cidade alta. Custa R$ 0,15 por pessoa e é muito utilizado pela população. Lá em cima a vista é linda do Mercado Modelo e da Baía de Todos os Santos. Saindo do elevador já estávamos na região do Pelourinho, essa foi a parte que mais nos surpreendeu positivamente na cidade. Estava tudo muito limpo, organizado e o policiamento muito efetivo. Nos sentimos bem seguros nessa região que tem fama de muito perigosa. Passeamos pelas ruas do Pelourinho e pelos principais pontos como a Igreja e Convento São Francisco, a Ladeira do Carmo, algumas igrejas estão passando por restaurações como a Igreja do Santíssimo Sacramento, e por isso não pudemos visitar. Neste dia sentimos um pouco de falta do burburinho baiano, as ruas estavam muito desertas e nada de ver as famosas baianas, capoeiristas ou músicos. Passamos pelo espaço do Olodum, mas infelizmente não era dia de apresentação.

Pelourinho, Salvador - BA, by Luciana de Paula, 2016

Pelourinho, Salvador – BA, by Luciana de Paula, 2016

Fomos, também de ônibus, até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, local em que mais encontramos turistas, principalmente gringos. Lá fizemos nossos pedidos com as famosas fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim, aquelas que sempre que alguém vai pra Bahia leva de presente aos amigos, essa tradição tem mais de 200 anos. Salvador é cidade grande, superpopulosa, bem cosmopolita. Mas mesmo assim possui praias lindas. A Praia do Farol da Barra, que era onde estávamos hospedados, é muito bonita. A maré estava baixa e por isso formaram-se piscinas naturais bem mansinhas ali, bem pertinho da areia. O Farol da Barra também é um local que merece a visita, tem uma vista linda e, atrás dele, o mar transparente e azul turquesa bate nas pedras e deixa uma paisagem linda.

Igreja de Nossa Senhora do Bonfim, Salvador - BA, by Luciana de Paula, 2016

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, Salvador – BA, by Luciana de Paula, 2016

Tínhamos muitos afazeres em Salvador, por isso focamos nosso tempo nos lugares mais conhecidos como Farol, Praia da Barra, Pelourinho, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim. Não dava para conhecer tudo, mas o que vimos nos deixou bem contentes e animados para nosso próximo destino, muito comentado e indicado pelos soteropolitanos: a Praia do Forte.

Praia do Forte, Mata de São João - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Forte, Mata de São João – BA, by Luciana de Paula, 2016

Chegamos à Praia do Forte pensando: se Salvador já tem praias bonitas, por que será que esse povo vai para a Praia do Forte que é mais longe? Descobrimos a resposta assim que chegamos lá. Uma “vila” muito charmosa, com a Alameda do Sol, a igrejinha de São Francisco de Assis e um mar transparente ao fundo que deixa o cenário ainda mais lindo. Nos lembrou muito a Búzios, lugar que adoramos. Assim que chegamos fomos dar uma volta na praia, até as piscinas naturais, onde a maré baixa nos propiciou uma paisagem incrível, com águas transparentes e peixinhos coloridos bem pertinho da areia. Uma sorte termos ido direto para lá assim que chegamos pois, no dia seguinte a chuva chegou com força e acabou com nossa curtição de praia.

Piscinas Naturais, Praia do Forte, Mata de São João - BA, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Forte, Mata de São João – BA, by Luciana de Paula, 2016

Além de praias lindas a estrutura de lojas, bares e restaurantes é completa. Para todos os gostos e bolsos, assim como as opções de pousadas e hotéis. Desde os mais simples até resort de luxo. Nós tivemos a sorte de encontrar a pousada Águas Marinhas, um lugar simples mas de ótimo custo benefício. Como não servia café da manhã, fomos tomar nosso café na Padaria Tango Café, local completo com ótimo ambiente e opções, com preço um pouco salgado para a região, mas compensa pela qualidade.

Íamos ficar na Praia do Forte por duas noites, mas a chuva nos fez decidir seguir viagem. Como a previsão era de chuva ainda para o dia seguinte, decidimos ir em frente. Mas para quem tem a intenção de ir para Salvador, não deixe de ir até a Praia do Forte ou, ainda melhor, se hospede na Praia do Forte e faça o passeio para conhecer Salvador, certeza que será uma ótima estada.

Super Dicas:

Como ir: Para Salvador há voos chegando de todas as partes do Brasil. Chegando lá, se não quiser alugar um carro, vimos que sim é possível circular de ônibus pelos principais pontos turísticos, menos confortável é claro, mas é totalmente viável. A cidade é grande, mas bem menor que São Paulo e Rio de Janeiro, então as distâncias não são tão longas, e um táxi pode ser uma boa opção também. A Praia do Forte fica cerca de 55 km do aeroporto e 85 km do centro de Salvador . Se estiver de carro ou alugar um, siga pela rodovia Linha Verde, BA-099.

O que fazer: Salvador possui muitas atrações, nós elegemos as que achamos ser imperdíveis e que indicamos a quem vai lá: Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Pelourinho e Região (que engloba boa parte da cidade alta com suas igrejas e arquitetura, além da loja do Olodum), Igreja do Bonfim, Farol da Barra e Praia da Barra. Já na Praia do Forte, piscinas naturais e Projeto Tamar.

Onde ficar: se você curtiu a ideia de usar o Airbnb como nós, pesquise pela casa da Luana, simples mas grande e super bem localizada, com a praia da barra e toda estrutura de mercado, restaurante e até shopping bem pertinho, tudo a pé. Já na praia do Forte ficamos na Pousada Águas Marinhas, super simples mas ótima para passar a noite, já que os dias são mais passeando do que na pousada.

Share Button