O Impressionante estado de Alagoas, de norte à sul

0 Flares 0 Flares ×

Sabe aqueles destinos que vamos uma, duas, três vezes e sempre temos muito que conhecer? Assim é o estado de Alagoas. Já tínhamos ido nós dois, depois com amigos, e agora nós dois novamente. O mais divertido foi ler nosso próprio blog para pegar os nomes dos lugares que queríamos voltar, isso mostra que blog é muito mais que contar histórias para os amigos, é também um diário para ajudar nossa própria memória.

Praia do Francês, Marechal Deodoro - AL, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Francês, Marechal Deodoro – AL, by Luciana de Paula, 2016

Ser um destino já conhecido por nós ajudou muito no planejamento da viagem. Mas não pense que não tivemos surpresas, mesmo depois de 6 anos, tivemos sim boas e não tão boas surpresas. Como estávamos vindo de Aracaju, aproveitamos para já passar nas lindas praias do litoral sul. Fomos direto para a Praia do Francês, lá já mudou muito desde nossa última ida, está com mais estrutura, ruas pavimentadas, ainda mais charmosa que antes. Chegamos já no final da tarde, procuramos uma pousadinha e fomos passear pela praia. A Praia do Francês fica no município de Marechal Deodoro, cerca de 20 km ao sul de Maceió. Praia bonita, águas mansas e claras e muitos bares a beira mar grandes e estruturados, sem contar na infra de cadeiras na areia. Um lugar que mistura a tranquilidade de vilinha com a estrutura de restaurante beira-mar. O local recebe durante o dia muitos turistas que vão a Maceió e aproveitam para fazer passeios para as praias da região, por isso, durante o dia tem bastante movimento nas areias e restaurantes e, à noite, o sossego reina. Dormimos por ali, aproveitamos a manhã para dar uma caminhada pela praia e seguimos para a praia do Gunga.

Praia do Gunga, Barra de São Miguel - AL, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Gunga, Barra de São Miguel – AL, by Luciana de Paula, 2016

Praia do Gunga é tipo uma praia particular, uma mistura da calmaria de uma laguna de um lado e as grandes e fortes ondas de mar bravo do outro. Com barracas de comidas e bebidas, mesas e cadeiras com pé na água e muita gente. A laguna de águas calmas e cristalinas é ótima opção para banho, tão límpida que dá para ver os pés e os peixinhos ao fundo. No lado do mar bravo a paisagem de areia branca com muitos coqueiros ao fundo é paradisíaca e parece deserta, pois quase não tem gente. Na praia há uma estrutura de banheiros e chuveiros simples. Hoje em dia já tem alguns restaurantes maiores além das barracas de praia, vimos também muitas construções que provavelmente virão em breve. Há também barracas de artesanato e de comidas entre os coqueiros. A estrutura de banheiros não é das melhores, mas a vista e a tranquilidade compensam o sacrifício. Como está dentro de uma propriedade particular, há uma taxa de estacionamento de R$10. Ao lado da portaria de entrada há um Mirante, a R$2 por pessoa, que nos permite ver de cima as praias do Gunga, Barra de São Miguel e do Francês, além de ao longe os prédios da capital Maceió. A vista também da plantação de milhares de coqueiros de um lado e do outro lado uma imensidão de cana-de-açúcar. Valeu muito a pena, um passeio que recomendamos com certeza.

Vista do Mirante do Gunga, Barra de São Miguel - AL, by Luciana de Paula, 2016

Vista do Mirante do Gunga, Barra de São Miguel – AL, by Luciana de Paula, 2016

Passamos a tarde no Gunga e final da tarde seguimos para Maceió, claro, já com pousada garantida. Temos a seguinte teoria, se temos previsão de chegar em uma cidade depois das 17:00hs, temos que já ir com lugar para dormir garantido, isso porque depois desse horário já é noite e não queremos chegar no escuro e ter que procurar. Chegamos na capital Alagoana no entardecer e fomos recepcionados com um lindo arco-íris. Ficamos na praia Jatiuca, bem pertinho da orla. A noite de Maceió é bem agitada, a cidade possui muitas opções de restaurantes, bares e baladinhas. Nesta noite procuramos uma pizzaria que havíamos ido a primeira vez na cidade, mas ela não existia mais. Acabamos indo num restaurante pertinho da pousada, a pé, adoramos sempre que podemos largar um pouco o carro e ir a pé, seja onde for. No dia seguinte, após o café, aproveitamos a linda orla da cidade, que aliás tem uma ótima estrutura, calçadas bem-feitas, praças, campos de futebol de areia e muitos bares e quiosques beira mar, e caminhamos pelas praias de Ponta Verde até o Mercado da Pajuçara. Infelizmente em relação às praias vimos o mesmo problema da última viagem: a sujeira pelas areias, que não nos deixou empolgados nem de andar na areia, optamos sempre pelo conforto das calçadas. Outro contraste foram as dezenas de saídas de esgoto lançadas ao mar, algo que não combina nada com a bela vista de águas verdes.

Praia de Ponta Verde, Maceió - AL, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Ponta Verde, Maceió – AL, by Luciana de Paula, 2016

Da capital fomos para Maragogi, uma novidade para nós já que quando viemos anteriormente nem chegamos à cidade, fizemos um passeio de lancha até às piscinas, mas a maré estava muito alta e não apreciamos a real beleza do lugar. Primeiro conferimos a maré, pois a visita às piscinas naturais só é bacana na maré baixa, não era dia de maré tão baixa, mas… já dava piscina. Chegamos à Maragogi no final da tarde e, além de procurar por uma pousada, já fomos pesquisando o passeio para o dia seguinte. Muitas são as agências que vendem o trajeto que pode ser feito de lancha ou catamarã. A vila de Maragogi, bem como suas praias, é bem diferente do que imaginávamos. Uma pequena orla mal acabada, com poucas opções de restaurantes e bares, não é bem o que os turistas esperam de um lugar tão procurado. As praias também não são muito atrativas, muitos barcos parados, de passeio e de pescadores, que tomam quase toda a areia perto da orla. Mesmo sem muita estrutura a cidade é uma das mais visitadas do estado por suas piscinas naturais, que ficam a cerca de 6 km da costa, a reserva marinha de Galés.

Piscinas Naturais de Galês, Maragogi - AL, by Luciana de Paula, 2016

Piscinas Naturais de Galês, Maragogi – AL, by Luciana de Paula, 2016

A noite na cidade não foi muito promissora, fomos no restaurante que parecia o mais “arrumadinho” e acabamos saindo deixando a comida no prato de tão ruim, e indo comer um lanche no trailer do outro lado da rua. O passeio que nós fechamos era de catamarã, por R$50 por pessoa, mas como o capitão sumiu e a saída ia demorar, nosso guia nos arrumou uma lancha, o que foi ótimo pois assim garantimos chegar antes da maré começar a encher. Desta vez tivemos uma ótima experiência nas piscinas naturais. A maré não estava tão baixa como seria o ideal, mas já deu para curtir um mergulho nas águas verdes e transparentes de galé, ao lado de peixinhos de todas as cores.

Maragogi - AL, by Luciana de Paula, 2016

Maragogi – AL, by Luciana de Paula, 2016

Quando voltamos do passeio às piscinas, fomos ao ponto mais alto da cidade, o mirante da Pousada Alto do Cruzeiro. A vista mais incrível que poderíamos ter de Maragogi, aquela das fotos de cartão postal sabe? Lá de baixo, da praia, não temos ideia da quantidade e intensidade dos tons de verde da água. Para chegar no mirante, embora ninguém da cidade saiba explicar e alguns nem sabem que ele existe, basta voltar para a rodovia e pegar a entrada para a pousada Alto do Cruzeiro. Lá há também um restaurante, onde você pode também almoçar ou jantar com uma das melhores vistas do nordeste. Não sabemos dizer se a comida é boa, pois fomos ainda era cedo para o almoço, mas que a vista vale a visita, isso vale.

Praia de Antunes, Maragogi - AL, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Antunes, Maragogi – AL, by Luciana de Paula, 2016

Como sempre fazemos quando chegamos num lugar novo, perguntamos a alguns moradores sobre os lugares mais bonitos da região e foi nestas indicações que passamos pela praia de Antunes. Logo após Maragogi seguimos pela rodovia e fomos entrando em cada uma das praias, para conhecer um pouco mais deste estado que é impressionantemente lindo.

Super Dicas:

– Como chegar: Maceió possui voos saindo de diversas cidades brasileiras. Para conhecer as praias do sul (Praia do Francês e Gunga) e do Norte (Maragogi e Praia de Antunes) você pode alugar um carro, a estrada é boa e bem sinalizada, fácil para ir a qualquer uma delas, ou ir com uma passeio, cerca de 35 km até a praia do Gunga. Quando chegar à cidade de Maceió peça ajuda no seu hotel ou pousada, agências fazem passeios de van ou ônibus para esse e outros destinos do estado. Nós já fizemos passeios assim da primeira vez que fomos a Alagoas e é super tranquilo e divertido.

– Onde Comer: Na praia do Francês Cafeteria Casa Mineira, um lugar ótimo para um café com pão de queijo ou salgados e até um açaí.

– Onde Dormir: Praia do Francês: Pousada Le Soulei, bem pertinho da praia e com boa estrutura, mesmo sendo bem em conta. Maceió: ficamos na Pura Vida, bom custo benefício, visto que em capitais não é fácil achar pousada em conta e bacana. Maragogi: Pousada Coco Verde, fica um pouco afastada, cerca de 800 metros da praia, mas está novinha e tem ótimo custo benefício, além de funcionários e dono bem simpáticos.