Porto de Galinhas, uma experiência inesquecível

Porto de Galinhas, uma experiência inesquecível

0 Flares 0 Flares ×

O primeiro lugar que conhecemos juntos no nordeste, isso há mais de seis anos, foi Porto de Galinhas. Uma experiência fantástica na época e sempre esteve no topo da nossa lista de lugares preferidos.

Porto de Galinhas - PE, by Luciana de Paula, 2016

Porto de Galinhas – PE, by Luciana de Paula, 2016

Depois de tantos anos, não sabíamos se nossa opinião iria mudar, até porque nestes últimos meses conhecemos muitos novos paraísos. Mas voltar a Porto de Galinhas foi tão incrível quanto a primeira vez que estivemos lá, temos ainda mais lembranças boas para trazer na bagagem, e as surpresas que tivemos no caminho até lá deixou o roteiro ainda mais especial, que foi conhecer Tamandaré e Praia dos Carneiros.

Outro fator que deixou esse destino ainda mais especial foi termos a companhia da Dona Vânia (mãe da Lu), que veio lá de Curitiba para passar alguns dias com a gente em Pernambuco, a primeira visita a fazer parte do Minha Viagem Perfeita #umavoltinhapelobrasil. Um pouco diferente do que costumamos fazer, que é ir parando pelo caminho, desta vez seguimos direto para Recife para buscar a mãe no aeroporto e aí sim voltamos o caminho para Porto de Galinhas. Uma viagem tranquila já que a estrada está toda duplicada até lá e, próximo a entrada, há uma ótima estrutura, com ciclovia além de bem sinalizada.

Véspera de feriado de São João, data muito comemorada em todo o nordeste, motivo de sobra para reservarmos a pousada com antecedência para garantirmos vaga. Chegamos lá numa terça-feira, direto para a pousada Casamar, lugar sem luxo mas bem aconchegante e a três quadras do centrinho e cinco da praia. E ficamos até sexta, dia do feriado, fugimos um pouco da confusão de turistas que lotou a cidade a partir da quinta-feira a noite. Mesmo indo embora antes do final de semana, tivemos a sorte de pegar uma quermesse com direito a show de forró na pracinha perto do centro, o que deixou nossa estadia ainda mais divertida.

Festa de São João, Porto de Galinhas - PE, by Luciana de Paula, 2016

Festa de São João, Porto de Galinhas – PE, by Luciana de Paula, 2016

Porto de Galinhas é famosa por suas piscinas naturais, mas para poder ver aquelas formações super diferentes e a cor incrível da água é preciso uma combinação perfeita de dia de sol + maré baixa. Não que a praia não seja bonita em outra circunstância, mas com esses dois pontos ela fica perfeita! E no segundo dia de viagem tivemos essa combinação. Minha mãe enfrentou o medo de barco e embarcamos de jangada para as piscinas naturais. Descobrimos lá que, com maré baixa, é possível fazer a travessia caminhando. Para isso é preciso ir até a praça do relógio e solicitar a pulseira de liberação. Isso porque há um limite diário de pessoas que chegam lá a pé, e há guias que ajudam na travessia. Nós optamos pela maneira tradicional, a jangada, porque vimos que as pessoas atravessando estavam com água quase no pescoço, nos pareceu mais seguro o barquinho.

Piscinas Naturais, Porto de Galinhas - PE, by Luciana de Paula, 2016

Piscinas Naturais, Porto de Galinhas – PE, by Luciana de Paula, 2016

Diferente de quando fomos anteriormente, não é mais possível nadar nas piscinas naturais que ficam em cima dos arrecifes, caminhamos apenas pelas áreas demarcadas e chegamos bem pertinho para ver os milhares de peixinhos coloridos. Segundo informações do nosso guia, foi preciso proibir o mergulho por ali para manter as piscinas, já que o grande fluxo de turistas estava estragando o local. Mesmo não podendo mais entrar, a emoção de ver os peixinhos e a beleza do lugar continuam incríveis, e a vista da praia a partir do mar também é de tirar o fôlego. Dali o nosso guia, apelidado de capitão, nos levou a uma parte do mar que parece uma grande piscina, onde sim é possível nadar com os peixinhos e fica ali pertinho dos arrecifes. 

Piscina Natural Mapa do Brasil, Porto de Galinhas - PE, by Luciana de Paula, 2016

Piscina Natural Mapa do Brasil, Porto de Galinhas – PE, by Luciana de Paula, 2016

Outro lugar que fomos desta fez, uma novidade para nós, foi a Praia de Muro Alto. Fica a cerca de 9 km da vila de Porto seguindo em direção à Recife, aí é só entrar à direita após o posto policial e pegar uma rua de terra boa para offroad, e chegar na praia. Se não estiver de carro, poderá fazer esse passeio de buggy, há varias opções saindo de Porto. A água é transparente e muito, muito mansinha, parece uma piscina gigante. Isso porque ali os arrecifes formaram uma espécie de muro alto que não deixa as ondas passarem. Isso deu nome à praia e é a alegria dos visitantes que podem curtir o mar tranquilamente, principalmente as crianças.

Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas - PE, by Luciana de Paula, 2016

Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas – PE, by Luciana de Paula, 2016

O centrinho de Porto de Galinhas é uma atração à parte nesse passeio. Além da rua principal, a rua Esperança, somadas às pequenas ruazinhas que a cruzam, formam uma vilinha composta de muitas lojinhas de artesanato, souvenirs, roupas, rendas e muitas opções de bares e restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Mercadinhos, farmácias e tudo que o turista precisa para ficar tranquilo e bem servido na cidade, tudo a pé.

Super dicas

– Como chegar: Porto de Galinhas fica a 70 km da capital Recife, que tem voos oriundos de todas as partes do Brasil. Ao chegar no aeroporto você pode locar um carro ou pegar um transfer até lá.

– Onde ficar: Porto de Galinhas possui diversas opções de pousadas, hotéis e até resorts. O ideal é ficar próximo do centrinho, que é bem pertinho da saída das jangadas para as piscinas naturais.

– O que fazer: as piscinas naturais são as principais atrações do lugar, por isso, não se esqueça de pesquisar a tábua de marés para garantir que nos dias que estiver ali terá a visão mais linda dessa beleza feita pela natureza (o ideal é que a maré esteja abaixo de 0.4). Muro Alto também entrou na nossa lista de “tem que ir”, e pode ir passar o dia. Lá tem barracas de praia com cadeiras, guarda-sol, comidas e bebidas.

– Imperdível: o bolo de rolo é para nós uma iguaria incrível, e o lugar ideal para ser provado é em Pernambuco. Em Porto de Galinhas há um Café do Sabor da Casa, uma marca do bolo que além de vender as delícias para levar pra casa, servem os pedaços acompanhados de café ou transformam em sobremesa com sorvete e calda quente… hummmmm…imperdível…

Mais imagens que marcaram neste destino:

Dona Vânia junto com a gente em Porto de Galinhas, 2016

Dona Vânia junto com a gente em Porto de Galinhas, 2016, foi uma alegria só!

Share Button