São Luís e as areias sem fim dos Lençóis Maranhenses

São Luís e as areias sem fim dos Lençóis Maranhenses

0 Flares 0 Flares ×

Nossa última etapa no nordeste foi no estado do Maranhão. Saímos de Jericoacoara seguindo viagem e abertos às atrações que encontrássemos pelo caminho. Na estrada fomos surpreendidos pela sinalização de uma van que vinha no lado oposto, nos atentamos e logo a frente vimos que se tratava de um bicho preguiça que estava bem no meio da rodovia. Primeiro achamos que ele tinha sido atropelado, mas depois percebemos que ele na verdade estava apenas tentando atravessar a rua. Nós e o outro carro paramos e o motorista corajoso pegou a preguiça e a devolveu para a mata.

Chegamos inicialmente ao Piauí, mas nossa passagem por esse estado foi bem rápida. Foi apenas para um almoço na cidade de Parnaíba e pesquisas sobre o passeio no Delta do Parnaíba, que acabamos não indo. Em poucos kms já estávamos no Maranhão, primeiro na cidade de Tutóia, depois nos aventuramos rumo à cidade de Barreirinha, onde está a famosa atração Lençóis Maranhenses.

Pequenos Lençóis, Paulino Neves - MA, by Luciana de Paula, 2016

Pequenos Lençóis, Paulino Neves – MA, by Luciana de Paula, 2016

A estrada de Paulino Neves à Barreirinhas ainda está em obras, então são mais de 70 kms de terra e saibro e, em alguns momentos areia bem pertinho das dunas. E a paisagem das dunas e dos chamados “pequenos lençóis” bem pertinho deixam o lugar lindo.

Chegamos em Barreirinhas no início da noite e nossa busca por hospedagem foi intensa, uma das mais difíceis da viagem. As opções em conta eram de péssima qualidade e as razoáveis ou boas eram caras. Depois de horas procurando resolvemos pagar um pouco mais do que queríamos. E mais uma vez fomos salvos pelo Subway, pois poucas eram as opções para comer.

A cidade que é porta de entrada dos Lençóis Maranhenses deixou um pouco a desejar. Por se tratar de um destino muito procurado e divulgado, esperávamos encontrar uma estrutura de braços abertos aos turistas, mas vimos que ali tem muito para crescer.

Lençóis Maranhenses, Barreirinha - MA, by Luciana de Paula, 2016

Lençóis Maranhenses, Barreirinhas – MA, by Luciana de Paula, 2016

Buscamos entre as opções de agências de turismo o passeio para os lençóis. Os passeios  para os Lençóis Maranhenses são dois, a Lagoa Bonita e Lagoa Azul, com a estiagem somente o passeio para a Lagoa Azul estava sendo realizado, e o preço variou entre 50 e 80 reais. Optamos pela mais em conta e não nos arrependemos, percebemos que o passeio é o mesmo, apenas muda a marca ou conforto do carro que leva. No nosso caso foi um “pau de arara”.

Travessia do Rio Preguiças, Barreirinha - MA, by Luciana de Paula, 2016

Travessia do Rio Preguiças, Barreirinhas – MA, by Luciana de Paula, 2016

Uma balsa que atravessa o Rio Preguiças e uma estradinha de muita areia e buraco nos leva às dunas e ao tão conhecido Lençóis Maranhenses. O lugar é realmente lindo. Uma pena as piscinas de água doce estarem quase secas pela falta de chuva, mas mesmo assim a paisagem é linda e pitoresca.

Lençóis Maranhenses, Barreirinha - MA, by Luciana de Paula, 2016

Lençóis Maranhenses, Barreirinhas – MA, by Luciana de Paula, 2016

Continuamos a viagem agora para à capital do estado. A cidade de São Luís nos surpreendeu, bonita e com um centrinho muito charmoso.

Centro Histórico, São Luís - MA, by Luciana de Paula, 2016

Centro Histórico, São Luís – MA, by Luciana de Paula, 2016

E foi ali que tivemos a sorte de uma atração que procuramos em toda a nossa passagem pelo nordeste: um show de forró dos bons. Assim que chegamos na cidade ouvimos no rádio a divulgação e buscamos mais informações e não deu outra, na terra do reggae fomos ao melhor forró de nossas vidas, o som de Chambinho do Acordeon, o músico que fez o papel do rei do baião no filme sobre Luiz Gonzaga. Dançamos a noite toda! Acesse o vídeo.

Ruínas de Alcântara - MA, by Luciana de Paula, 2016

Ruínas de Alcântara – MA, by Luciana de Paula, 2016

Após conhecermos a capital, seguimos de balsa, por mais de 2 horas, até chegarmos na cidade de Alcântara, famosa por suas ruínas. O lugar é realmente bonito, as ruínas dão um charme especial ao lugar, mas são ruínas e só. Poucas opções para dormir e nenhuma para comer. Só passamos a noite lá porque já era noite e o próximo destino estava há muitos quilômetros de distância.

Super dicas:

– Como chegar: para chegar aos Lençóis Maranhenses vindo de São Luís São 265 km, de estrada simples mas razoáveis. Caso opte ir do Ceará ou do Piauí, pode se aventurar como nós na estrada por Paulino Neves, quem sabe quando você for a obra já tenha sido concluída. Independente da estrada pronta ou não, curta a paisagem.

– Imperdível: Visite os Lençóis Maranhenses, são incríveis, o passeio para a Lagoa Bonita conta com as Dunas mais altas da região, mas não esqueça de se informar em relação ao nível de água nas lagoas. Nós fizemos o passeio para a Lagoa Azul, valeu a pena.

– Nós podemos te ajudar com a sua viagem, solicite o seu roteiro: clique aqui.

– Estamos no instagram e facebook: @mvperfeita.

Mais imagens que marcaram neste destino:

Centro Histórico, São Luís - MA, by Luciana de Paula, 2016

Centro Histórico, São Luís – MA, by Luciana de Paula, 2016

 

Praia Ponta da Areia, São Luís - MA, by Luciana de Paula, 2016

Praia Ponta da Areia, São Luís – MA, by Luciana de Paula, 2016

 

Alcântara - MA, by Luciana de Paula, 2016

Alcântara – MA, by Luciana de Paula, 2016

Share Button